Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 29 de Março de 2006 às 15:36

    Imprimir


Durante toda a tarde de hoje (29), até o momento de seu vôo, às 8h29 de amanhã, segundo o horário de Baikonur, no Casaquistão, o astronauta brasileiro, Marcos César Pontes, terá suas atividades cuidadosamente cronometradas. O único horário fora da agenda foi o encontro de Marcos Pontes com sua mulher, Fátima, e seus filhos Fábio, de 9 anos, e Ana Carolina, de 3 anos. De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Ciência e Tecnologia, o encontro durou apenas 15 minutos e ocorreu às 5 horas da tarde.

O período de quatro horas da tarde até as dez horas e trinta minutos da noite foi reservado para os astronautas dormirem. A antecipação do sono abre espaço para os preparativos de embarque: após acordar, os astronautas vão tomar banho e comer. Não há restrição no cardápio, de acordo com o médico do brasileiro, Luís Cláudio Lutiis Silveira Martins. "Eles provavelmente vão preferir alimentos leves, mas as restrições que existiam antigamente eram decorrentes da falta espaço. Não era motivo médico".

À 1 hora da manhã (correspondente a 16 horas no horário de Brasília), os astronautas saem do Hotel e partem da cidade de Baikonhur para a base do mesmo nome, separadas uma da outra por apenas vinte minutos de carro, aproximadamente (cerca de 30 quilômetros).

Já na base de lançamento, às 4 horas da manhã no local (19 horas em Brasília) os astronautas vão colocar o traje espacial - procedimento com uma hora de duração - para depois se apresentarem às delegações brasileira, russa e americana e prosseguirem para a nave Soyus. A partir das 5h30 da madrugada, já embarcados, permanecerão isolados na cabine até o disparo para o céu. Está marcado para 8h29 de amanhã, horário local, e 23h29 de hoje, no horário oficial de Brasília.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/308977/visualizar/