Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 28 de Março de 2006 às 07:44
Por: Nika Pereira

    Imprimir


Em uma iniciativa da organização do 13º Festival de Cinema e Vídeo e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o cinema será utilizado por professores e alunos de oito escolas estaduais de Cuiabá como ferramenta pedagógica para ajudar na melhoria do processo de ensino-aprendizado.

A ação faz parte do projeto “Cinema vai à Escola”, que teve início no último dia 9 deste mês e percorrerá mais seis escolas. Na última sexta-feira (24.03), foi a vez dos estudantes da Escola Estadual Pascoal Ramos receberem a visita.

O projeto, além de oferecer cinema na escola, ainda visa à formação de dezesseis estudantes do Ensino Médio de escolas estaduais da Capital, em agentes para o desenvolvimento do cinema nas unidades escolares. Com isso, divulgar o cinema brasileiro para os alunos que não tem a oportunidade de assistir filmes com freqüência.

Durante a visita, os organizadores exibiram um curta-metragem que retratava a violência, sexualidade, abandono da família e da sociedade e o tráfico de drogas. O filme contou a história de amor de dois adolescentes, Neguinho e Kika, em meio ao tráfico de drogas nas favelas do Rio de Janeiro.

A história despertou o interesse dos alunos. Para a estudante Poliana Nunez, a situação retrata a realidade da vida das pessoas que vivem nas favelas das grandes metrópoles. “A exibição desses filmes vai ajudar a termos uma visão mais ampla do sistema, interpretar e analisar melhor as situações”, disse Poliana.

Logo após a exibição do filme os alunos responderam a um questionário, é por meio dessas respostas que os agentes serão selecionados. “Os alunos escolhidos serão responsáveis por elaborar um plano de divulgação do cinema em sua escola. Com isso estaremos criando uma formação de platéia”, disse um dos organizadores, Cristiano Costa.

A idéia é que os alunos façam uma análise crítica e que abram debate sobre os assuntos e polêmicas levantadas pelos filmes brasileiros envolvendo todas as disciplinas, por meio de palestras e workshops na busca de formação de núcleos audiovisual dentro da unidade escolar.

Como forma de incentivo, os jovens receberão uma bolsa atividade para custeio dos materiais necessários no desenvolvimento do trabalho. Durante o 13º Festival de Cinema de Cuiabá marcado para entre os dias 24 e 29 de abril, no Cine Multiplex do Pantanal Shopping, esses alunos estarão em contato com atores, produtores e diretores do Brasil inteiro, fazendo uma ligação entre o cinema e a escola.

A E.E Pascoal Ramos foi a segunda a receber a visita do projeto. A primeira foi Presidente Médici e as próximas serão: Ferreira Mendes, André Avelino, Liceu Cuiabano, Professora Marcelina de Campos, José de Mesquita, Djalma Ferreira de Sousa e Professora Diva Hugueney.





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/309478/visualizar/