Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 24 de Março de 2006 às 15:35
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses), sob a coordenação da Defesa Civil, se prepara para a segunda etapa das enchentes, quando as águas do rio Cuiabá começam a baixar e diversos casos de doenças típicas dessa ocasião começam a exigir cuidados. A Secretaria Estadual, junto com as Secretarias municipais de Saúde de Barão de Melgaço e Santo Antonio do Leverger, numa ação preventiva, está entregando kits de medicamentos básicos usados em casos de enchentes, contendo antibióticos, antitérmicos, vermífugos e medicamentos dermatológicos além de oferecer apoio na assistência médica.

O superintendente de Descentralização de Saúde, Caio César Andrade, disse que a “ação não significa que a Secretaria de Estado de Saúde espera a ocorrência de grandes casos de doenças na região, mas a ação preventiva, inclusive junto às Secretarias de Saúde dos municípios envolvidos, ajuda na organização dos cuidados e na proteção da saúde dos moradores. Não será necessária uma campanha de vacinação em massa e sim a verificação da vacinação nas ocorrências”. Caio explicou que o Estado monitora a leptospirose, que tem sintomas iniciais parecidos com a gripe e costuma ocorrer após o refluxo das cheias do rio. Medicamentos e vacinas estão disponibilizadas na rede básica de Saúde nos municípios, com reforço do Estado

Durante a última quinta-feira (23/03) equipes da Defesa Civil, da Secretaria de Estado de Saúde e do Corpo de Bombeiros realizaram uma reunião técnica com a prefeitura de Barão de Melgaço para avaliar a cheia do rio Cuiabá e as medidas preventivas a serem tomadas na região, incluindo o município de Santo Antonio de Leverger. Os dois municípios decidiram decretar Situação de Emergência na semana passada.

Na reunião a primeira-dama do município, Ana Maria da Silva, que representou o prefeito Ibson da Silva, agradeceu as ações preventivas desenvolvidas pelo Estado para proteção dos dois municípios. O secretário de Administração de Barão de Melgaço, Enio de Arruda, explicou que esteve nas áreas em situação de risco e encontrou cerca de 30 famílias que estavam em áreas alagadas. “Nós os convidamos a virem para abrigos na sede do município mas eles rejeitaram. Afirmam que a situação está sob controle, igual a todos os anos na época das chuvas e disseram que, se piorar, eles procuram a prefeitura”, explicou o secretário.

Na reunião ficou decidido que a Defesa Civil continuará monitorando a situação em Barão de Melgaço e Santo Antonio do Leverger, repassando à Secretaria de Saúde informações que possam direcionar ações preventivas junto à população. Ao mesmo tempo o superintendente de Descentralização da Saúde e equipe estarão, até o dia 28 de março, visitando os dois municípios, com o apoio do Escritório Regional de Saúde da Baixada Cuiabana. Dentro da estrutura municipal o Estado mantém técnicos para as ações de atendimentos emergenciais como ferimentos e casos de doenças respiratórias, dermatológicas ainda vacinas necessárias.

Estiveram presentes à reunião técnica em Barão de Melgaço o superintendente de Descentralização de Saúde, Caio César de Andrade, a primeira-dama de Barão de Melgaço, Ana Maria da Silva, o secretário de Administração do município, Enio de Arruda e o médico Luis Antonio Ferreira da Silva.

Também participaram o coordenador de Gestão da Defesa Civil do Estado, Benedito Padilha, que se encontra desde domingo passado (19/03) no município, o técnico da Defesa Civil do Estado, Jerson Vargas Lopes, que está desde domingo (19/03) em Santo Antonio do Leverger, o capitão do Corpo de Bombeiros, Jefferson da Silva Amarante, que está em Barão de Melgaço desde segunda-feira passada (20/03), e a técnica em Enfermagem da Sema, Geralda Aparecida Mendes, que ficou no município para ajudar nas ações, além de técnicos da Vigilância Sanitária e Ambiental do Estado.

O Estado também está trabalhando na capacitação dos técnicos dos municípios, uma vez que está monitorando 24 horas as conseqüências das cheias nos municípios que requerem cuidados. Entre hoje e amanhã a Defesa Civil, junto com as demais Secretarias de Estado envolvidas no Plano de Contingência das Cheias, estarão fazendo uma avaliação e estudos mais apurados da situação em todo o Estado.





Fonte: Assessoria/Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/310207/visualizar/