Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 24 de Março de 2006 às 07:00

    Imprimir


Os pequenos agricultores que vivem nos assentamentos de Ipiranga do Norte terão um novo incentivo para produzir e garantir a sobrevivência no campo. O programa Vida Nova, criado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), é aplicado em regiões onde a agricultura não garante a renda para as famílias.

“Ipiranga do Norte vem de encontro ao programa”, disse a coordenadora regional da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Selma Prado, em visita ao município. “Vejo que estes assentados ainda não produzem para sua subsistência, já vi casos em que produtores vão até o vizinho para comprar verduras”.

Segundo ela, a pretensão é fazer com que as 303 famílias cadastradas no programa em Ipiranga do Norte trabalhem utilizando a mão-de-obra familiar e aproveitando técnicas tradicionais para alcançar a subsistência da família.

Muitas vezes, por falta de assistência técnica e de recursos financeiros, não há preocupação com a conservação do solo. As sementes utilizadas não são de boa qualidade e não há investimentos em fertilizantes, reduzindo a rentabilidade, a produção e a produtividade.

As famílias também participarão de cursos ministrados nos assentamentos com objetivo de agregar valor à produção local. As mulheres aprenderão receitas de culinária para o consumo próprio e comercialização.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/310350/visualizar/