Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 17 de Março de 2006 às 19:04

    Imprimir


A Comissão Européia (CE) liberou hoje um fundo de 178 milhões de euros para a segunda fase do projeto Facilidade Água, que pretende melhorar o acesso à água potável nas regiões mais pobres do mundo, principalmente na África.

Esta contribuição se somará a outros 230 milhões de euros já adjudicados na primeira fase do projeto, e será destinada a iniciativas das próprias comunidades interessadas, que deverão ser apresentadas à Comissão a partir do dia 31 de março, informou o Executivo comunitário em comunicado.

As 97 iniciativas já financiadas pela CE tratam de proporcionar o acesso a água potável em povoados pobres, além de investigar melhores formas de administrar o fornecimento de água e as infra-estruturas sanitárias, e muitas vezes combinam métodos científicos com as técnicas tradicionais das populações afetadas.

"Avaliações sobre os projetos já realizados concluíram que a mistura do conhecimento tradicional autóctone com inovações científicas são uma bem-sucedida forma de conseguir soluções que sejam socialmente aceitáveis", diz o comunicado.

Cerca de 90% dos fundos já concedidos pelo projeto foram aplicados em iniciativas na África, onde atualmente mais de um terço da população não tem acesso a água potável, lembrou a CE.

No total, a União Européia destinou ao projeto Facilidade Água 500 milhões de euros.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/311821/visualizar/