Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 17 de Março de 2006 às 18:55

    Imprimir


Uma nova pesquisa publicada hoje confirmou que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, é o candidato favorito nas intenções de voto para as eleições de 3 de dezembro, as últimas nas quais tentará a reeleição.

Segundo a pesquisa da empresa Consultores 21, realizada entre 27 de janeiro e 7 de fevereiro e publicada pelo semanário "Quinto Día", Chávez teria entre 49,1% e 58,1% das intenções de voto em diferentes cenários.

A porcentagem mais alta (58,1%), semelhante às obtidas pelo presidente nas urnas em 1998, 2000 e 2004, seria numa disputa entre Chávez e Teodoro Petkoff, um ex-guerrilheiro e ex-ministro, atualmente diretor de um jornal de Caracas, que recebeu apoio de 22,6% dos entrevistados.

Chávez caiu para 56,5% diante de Manuel Rosales, um dos dois únicos governadores regionais da oposição, que obteve o apoio de 30,2% dos entrevistados.

De acordo com o semanário, a empresa consultou 20.000 habitantes de 37 cidades principais e 66 localidades menores, mas baseou seus resultados em uma amostra de 1.500 casos.

Ao apresentar aos entrevistados uma lista com doze nomes, entre eles dez líderes da oposição - incluindo Petkoff e Rosales - e dois chavistas - o vice-presidente José Vicente Rangel e o governador Diosdado Cabello -, Chávez tornou a liderar nas intenções de voto com 49,1%.

Diante da hipótese de votar em qualquer oponente de Chávez sem identificar um canditado, 37,2% indicaram que apoiariam o adversário do presidente, 9% disseram não saber ou não responderam, e 53,8% preferiram o atual governante.

Autorizado pela constituição a concorrer a uma última reeleição em dezembro, Chávez disse que, se a oposição não apresentar candidatos - como nas eleições parlamentares há três meses - convocará um referendo para se apresentar em eleições posteriores, em busca de reeleições sucessivas e ilimitadas.

Outras pesquisas divulgadas este ano também apontaram o favoritismo de Chávez, mas com outras porcentagens.

A empresa Seijas afirmou que 60% dos entrevistados expressaram sua intenção de votar a favor do governante, enquanto a firma North American Opinião Research Inc. afirmou que Chávez teria 66%.

Outra pesquisa divulgada em janeiro pela Datanálisis disse que 55% "estão abertos" a apoiar "alguma alternativa diferente" de Chávez, que teria o apoio de 45% dos consultados.

O período oficial de apresentação de candidaturas estará aberto até o fim de junho, no entanto, a campanha eleitoral começará oficialmente no início do mês.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/311823/visualizar/