Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 17 de Março de 2006 às 13:28
Por: Wafa Amr

    Imprimir


Vários líderes do Fatah pediram ao presidente Mahmoud Abbas que renuncie ao cargo, dissolva a Autoridade Palestina e devolva a responsabilidade pelos territórios ocupados a Israel, em protesto contra as medidas unilaterais israelenses.

Os líderes do Fatah disseram na sexta-feira que a idéia de acabar com a Autoridade Palestina foi debatida pela primeira vez na noite de quinta, pelo Comitê Central do movimento.

A discussão ressaltou as frustrações internas do Fatah, que foi derrotado pelo Hamas nas eleições parlamentares de janeiro.

Segundo um líder do movimento, foi um assessor de Abbas, Tayeb Abdel-Rahim, que iniciou o debate sobre o fim da Autoridade Palestina no comitê, obtendo o apoio de vários integrantes do grupo. Também houve quem se opusesse à idéia.

"Abdel-Rahim disse na reunião que Abbas devia pensar em renunciar e dissolver a Autoridade Palestina se Israel continuar com seus ataques e medidas unilaterais", disse a fonte. Tropas israelenses capturaram esta semana um líder militante palestino que estava detido numa prisão nos territórios ocupados.

Abbas, que já renunciou quando era primeiro-ministro e que vem ameaçando abandonar o cargo desde que assumiu a Presidência, disse ao comitê que pensaria na proposta, afirmou a fonte.

O grupo Hamas, que deve formar o novo governo palestino, disse ser contra a dissolução da Autoridade Palestina. "Não é a posição nacional adequada a se assumir", disse o parlamentar do Hamas Khaled Suleiman.

Grupos assistenciais e um enviado internacional já advertiram que o caos e a violência podem tomar conta da região com o fim da Autoridade Palestina.

Os líderes do Fatah alegam que Israel e os Estados Unidos querem isolar Abbas nas negociações e que são escassas as esperanças de criar um Estado independente e viável que possa conviver com Israel.

Muitos palestinos viram a operação na prisão de Jericó, na Cisjordânia, como uma tentativa israelense de humilhar Abbas e a Autoridade Palestina.

É a primeira vez que o Fatah pensa em desmontar a Autoridade Palestina, criada pela Organização pela Libertação da Palestina (OLP) dentro dos acordos de paz com Israel em 1994.

A idéia original era dar algum grau de auto-governo aos 3,5 milhões de palestinos da Cisjordânia e da Faixa de Gaza enquanto não se criava o Estado palestino.

A dissolução obrigaria a OLP a devolver formalmente a responsabilidade pelos territórios a Israel. A OLP poderia então pedir que a ONU agisse para forçar Israel a encerrar a ocupação, dizem os que são favoráveis ao plano.

Para os que são contra, a idéia é uma indicação do desespero do Fatah. "Ela nos levaria de volta ao zero, e tornaria mais distante a meta de obter a liberdade e o Estado independente", disse Hussein al-Sheikh, do Fatah.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/311952/visualizar/