Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Terça - 28 de Fevereiro de 2006 às 23:55

    Imprimir


O presidente francês Jacques Chirac viajará ao Brasil em maio deste ano, anunciou nesta terça-feira o porta-voz da presidência, Jérôme Bonnafont, ao término de uma reunião com o chanceler brasileiro Celso Amorim.

Segundo fontes diplomáticas brasileiras, esta visita poderia acontecer entre os dias 24 e 26 de maio, mas a data ainda não foi confirmada pela presidência francesa. Depois desta visita ao Brasil, país onde ele já veio em março de 1997, Chirac deverá viajar ao Chile.

Chirac e Amorim "evocaram a visita que o presidente da República pretende fazer ao Brasil na primavera, que será a ocasião de alcançar novos progressos" no fortalecimento da relação franco-brasileira, disse Bonnafont.

O presidente francês "elogiou o dinamismo" desta relação, "que seja no diálogo político, nas relações econômicas ou nos laços culturais", acrescentou o porta-voz.

Amorim está em Paris para participar da conferência ministerial sobre as fontes de financiamento inovadoras para o desenvolvimento.

Sobre este assunto, Chirac e Amorim "concordaram em que a França e o Brasil vão continuar a trabalhar juntos para mobilizar um maior número de países em torno dessa iniciativa e para concretizar as decisões estudadas em matéria de acesso dos países do sul aos medicamentos" contra a Aids, a malária e a tuberculose, que matam mais de seis milhões de pessoas por ano.

Os dois evocaram por exemplo cooperações para a instalação de unidades de produção de genéricos na África, frisou Bonnafont.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/315932/visualizar/