Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 21 de Fevereiro de 2006 às 07:54
Por: Cirlene Lopes

    Imprimir


O governador Blairo Maggi recebeu nesta segunda-feira (20/02), em audiência, o coordenador estadual do Movimento dos Sem Terra (MST), Altamiro Stochero. A reivindicação desta vez foi educação. O MST pediu o apoio do Governo do Estado na estruturação de um curso superior de Agronomia em Várzea Grande.

O presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Jair Mariano, que acompanhou a reunião, explicou que seria uma espécie de extensão da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). “Eles pediram que o Governo do Estado se responsabilizasse pela biblioteca e laboratório, o que o governador ficou de verificar junto à Secitec a possibilidade de utilizar o Fundo de Amparo à Pesquisa (Fapemat)”, afirmou o presidente.

De acordo com o representante do Movimento dos Sem Terra, já existe um curso de agronomia para assentados em Cáceres. A unidade de Várzea Grande seria na área que fica a 18 quilômetros do Trevo do Lagarto, na BR-163. Ele explica também que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) seria responsável pela instalação física.

Na avaliação do coordenador do MST, a audiência foi positiva e o governador Blairo Maggi se mostrou disposto a atender as reivindicações. “Também solicitamos reformas nas escolas estaduais dos assentamentos de Tangará da Serra, Mirassol D’Oeste e São José do Povo - e ele nos disse que já estão sendo providenciadas pela Secretaria de Educação”, destacou Stochero.

Além da educação, entrou em pauta também algumas questões fundiárias, que vão ser discutidas ainda esta semana, numa reunião agendada entre Incra, Intermat e MST. Também acompanhou a audiência o deputado estadual, Ságuas Moraes.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/317827/visualizar/