Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 14 de Fevereiro de 2006 às 08:33

    Imprimir


Uma das escolas mais antigas de Mato Grosso e com grande capacidade de atendimento, a E.E. “Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller”, passa por uma reforma geral e adaptação para Portadores de Necessidades Educacionais Especiais (PNEE). Para realizar a obra, o Governo do Estado está investindo mais de R$ 366 mil, beneficiando mais de dois mil estudantes. Com isso, as aulas na unidade iniciarão a partir da próxima segunda-feira (20.02).

A secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, vistoriou a obra na manhã desta segunda-feira (13.02), oportunidade em que se reuniu com os professores da unidade escolar, para definir os últimos detalhes da reforma como cor da fachada, batente e gradeamento. Conforme ela, o atraso de uma semana na entrega do interior da obra se deve ao fato de a escola ser tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural.

“Fizemos, com a autorização da Secretaria de Estado de Cultura, a troca das portas e portais, para receber alunos portadores de necessidades especiais. E, por a escola ser tombada, cada porta e portal teve que ser fabricado individualmente, para manter o padrão original, esse foi um processo delicado e moroso”, explicou.

Além de ser totalmente adaptada para alunos PNEE, com rampas de acesso, banheiros adequados e portas de 90 centímetros, a escola Liceu Cuiabano receberá pintura nova, reparos no telhado e nas redes elétrica e hidráulica .

A diretora da escola, Lucy Celestino Silva Gomes, conta que a última reforma que ocorreu na unidade foi em 1998, quando foi tombada como Patrimônio Histórico. “No ano passado, quando comemoramos os 125 anos, a Secretaria de Estado de Educação fez uma reforma emergencial na quadra coberta, anfiteatro e laboratório de informática. Agora, ganhamos a reforma completa”, destacou a diretora.

Conforme o coordenador pedagógico da escola, Alceu Trentin, a semana de atraso não afetará o ano letivo dos mais de dois mil alunos que estudam no Liceu Cuiabano. “Já reformulamos o calendário escolar e nossos estudantes não serão prejudicados”, disse.

A Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller, possui 14 salas de aula e tem capacidade para atender 1400 alunos, mas no ano letivo de 2005 atendeu 2.079 alunos. A escola é a mais concorrida da rede estadual de educação e, segundo o coordenador pedagógico, trabalha acima da capacidade. “Recebemos até uma notificação do Ministério Público para atender os pedidos de matrícula, mas as salas já estão super lotadas”, afirmou.

HISTÓRICO – “A grande procura por esta escola está ligada à tradição cuiabana”, avalia a secretária Ana Carla. A unidade escolar foi fundada em sete de março de 1880 e criada pela Lei Nº 536 de 03 de dezembro de 1879, pelo então presidente da província de Mato Grosso, João José Pedroso e já ofereceu educação a muitas personalidades históricas de Mato Grosso.

O nome, Maria de Arruda Muller, foi incorporado ao Liceu Cuiabano pelo decreto 2.812 de 11 de dezembro de 1998. A modificação no nome foi uma homenagem a professora e poetisa e esposa do ex-governador Julio Muller. Atualmente a escola oferece biblioteca, quadra de esportes, campo de futebol, laboratório de ciências, e um auditório com capacidade para 470 lugares.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/318937/visualizar/