Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 11 de Fevereiro de 2006 às 08:48
Por: Isaac Bigio

    Imprimir


As eleições gerais na Costa Rica aconteceram no último dia 5 e no Haiti no dia 7. Nos dois casos, ainda não se sabe se será necessário um segundo turno. O que se sabe é que os favoritos têm em comum um passado esquerdista e, hoje, são próximos aos Estados Unidos. Enquanto a Costa Rica apresentou uma forte abstenção (que reflete um cansaço ocasionado pelo regime de democracia representativa mais longa), no Haiti houve uma grande participação (que evidencia que o povo que mais golpes e violência sofreu na região, quer democracia).

No Haiti, teria uma grande vantagem René Préval, que provém do movimento Lavalas do ex-presidente Aristides. Préval, em 1996, foi o segundo presidente da história eleito em seu país e, em 2001, foi o primeiro a exercer todo o mandato constitucional. Durante seu governo, privatizou empresas e liberalizou a economia. Ele recebeu muitos votos do sul e da capital, que tradicionalmente apoiam Aristide. No entanto, enquanto A acusa a EEUU de ter organizado sua queda, P apóia que prossigam das tropas estrangeiras e marca suas diferenças com Lavalas.

Na Costa Rica, basta que um candidato ganhe com mais de 40% para que não haja votação. É tão pequena a distância entre Arias (social-democrata pro-TLC) e Ortiz (crítico do TLC, porém, não tão radical quanto Chávez e Morales) que não se pode afirmar quem triunfou.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/319314/visualizar/