Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 10 de Fevereiro de 2006 às 22:51

    Imprimir


Os haitianos ainda esperam que as autoridades eleitorais anunciem o resultado das eleições, que indicam a vitória por maioria absoluta de René Préval. O Comitê Eleitoral Provisório (CEP) adiou para as 18 horas de hoje (21h, horário de Brasília) a entrevista coletiva que aconteceria ao meio-dia e na qual será informado o resultado de 30% dos votos apurados. Ainda que disponham de 100% dos votos apurados, as autoridades eleitorais optaram por divulgar apenas os dados que já tenham sido validados e reconhecidos oficialmente em Porto Príncipe.

O CEP já havia advertido antes das eleições que só estaria em condições de divulgar o resultado final hoje ou amanhã, sábado.

O Comitê disponibilizou em sua página na Internet (www.cep-ht.org) uma seção onde seria possível acompanhar a apuração dos votos em tempo real, contudo a página não foi atualizada, e nem mesmo os dados anunciados oficialmente pelo próprio CEP foram publicados.

Os primeiros resultados oficiais, divulgados no final da noite de ontem confirmavam todas as previsões que apontavam para uma vitória por maioria absoluta do candidato presidencial do partido La Esperanza, René Préval.

Os primeiros dados foram divulgados pelo presidente do CEP, Max Mathurin, com base nos votos apurados e validados até então, apresentados por estados.

Mathurin anunciou que Préval tinha 65,09% dos votos apurados e validados, cerca de 31% dos votos emitidos no departamento (estado) Oeste, o maior do país, no qual está Porto Príncipe e 40% do eleitorado de todo o país.

Em segundo lugar na mesma região aparecia Leslie Manigat, do Agrupamento Democrata Nacional Progressista (RDNP), com 13,82%.

Em Artibonite, o segundo maior estado, dos votos apurados até então (6,16%), Préval tinha 50%, seguido de Luc Mesadieu, candidato do Movimento Cristão por um Novo Haiti, com 24% dos votos.

No departamento Centro, com 10,08% dos votos apurados oficialmente, o candidato independente Charles Henri Baker estava na frente, com 29,32%, seguido de Préval com 27,02%.

No departamento Sul, com a apuração oficial de 5,07% dos votos, Préval tinha 34,09% dos votos, seguido de Jean Chavannes Jeune, do Partido União, com 26,6%.

Préval também liderava no departamento do Sudeste, onde, com 1,93% dos votos apurados e validados, dispunha de 47%, seguido por Chavannes, com 18,39%.

"Ninguém pode apresentar estes resultados como definitivos, porque são provisórios", disse Mathurin em entrevista coletiva, ao explicar que o resultado final das eleições só será divulgado após a apuração e validação de todos os votos.

Observadores eleitorais explicaram à EFE que os resultados oficiais oferecidos por Mathurin já indicam claramente que Préval deve ser eleito presidente já no primeiro turno.



O Haiti realizou eleições presidenciais e legislativas na terça-feira passada, com 33 candidatos à Presidência e 1.300 candidatos que disputam as 30 cadeiras no Senado e 99 na Câmara dos Deputados.

As eleições foram convocadas pelo Governo interino instaurado depois que uma revolta popular tirou Jean Bertrand Aristide do poder e o expulsou do país em fevereiro de 2004.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/319363/visualizar/