Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 09 de Fevereiro de 2006 às 10:00

    Imprimir


O presidente venezuelano, Hugo Chávez, mandou na quarta-feira "ao inferno" o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, depois de o premiê afirmar que a Venezuela deveria respeitar os princípios democráticos. "Vá para o inferno", disse Chávez durante um discurso. Esta é a primeira vez que ele critica diretamente o primeiro-ministro europeu, principal aliado do presidente norte-americano, George W. Bush.

Chávez acusou Blair de ter se curvado aos interesses de Washington e de ser "sem-vergonha" e "imoral".

"Ponha-se no seu lugar senhor Blair, a Venezuela é uma nação livre, o senhor crê que estamos em tempos do imperialismo britânico ou do colonialismo?", afirmou Chávez.

Durante uma sessão parlamentar na quarta-feira, Blair pediu para a Venezuela respeitar as regras da comunidade internacional e disse que gostaria de ver Cuba, forte aliada da Venezuela, funcionando como uma verdadeira democracia.

"Acho que a coisa mais importante é que aqueles países na América do Sul e na América do Norte percebam que têm muito em comum...em especial através dos princípios da democracia", disse Blair.

Chávez caracterizou as declarações de Blair como um esforço de Londres para se alinhar a Washington nas crescentes críticas à Venezuela, que teve a mais recente crise com os EUA na semana passada, quando o presidente acusou seu maior comprador de petróleo de espionagem.

"Não seja sem-vergonha nem seja imoral, senhor Blair, porque o senhor é justamente um dos que não tem nenhuma moral para fazer um chamado a ninguém para respeitar as regras da comunidade internacional", disse o líder venezuelano.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/319729/visualizar/