Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 25 de Janeiro de 2006 às 16:44

    Imprimir


O secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vetoratto, elogiou a criação dos Consórcios de Desenvolvimento Regional durante o I Encontro de Dirigentes Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, na manhã de hoje, no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM.

Durante a palestra que proferiu a prefeitos, secretários municipais de Agricultura e técnicos, o secretário falou sobre a composição dos Consórcios e destacou a importância do papel da secretaria executiva. “Este setor vai coordenar as ações e ao mesmo tempo preservar a memória das atividades desenvolvidas no Consórcio” explicou. Segundo Clóves, com a atuação da secretaria executiva os trabalhos desenvolvidos no Consórcio não serão paralisados quando houver mudança de governo. “Com a promoção do desenvolvimento econômico e social dos municípios e a identificação das cadeias produtivas e vocações regionais a agroindústria em Mato Grosso receberá um novo incentivo e poderemos fomentar de forma organizada todo esse segmento”, esclareceu o secretário.

De acordo com o secretário, a Seder está realizando um levantamento sócio econômico dos municípios que representam mais de 70% da economia do estado. A pesquisa será um RX econômico das cidades mato-grossenses. “Temos que pensar no desenvolvimento regional como um todo e não só na agricultura. Por isso o nome dos Consórcios foi alterado para Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico e Social. No estudo queremos saber dados de todas as fontes de rendas, desde um pequeno salão de beleza a uma esmagadora de grãos”, explicou o secretário. O objetivo e identificar as falhas e focar os investimentos. O levantamento deve ficar pronto nos próximos 60 dias. No que diz respeito a convênios o secretário explicou que para que os projetos e programas sejam implementados os Consórcios Municipais de Desenvolvimento Econômico poderão celebrar convênios com os governos Federal e Estadual e entidades governamentais. “Através dos Consórcios o poder de barganha dos prefeitos será maior. Ao invés de um gestor, um grupo de 10 a 15 prefeitos reivindicará os recursos que vão beneficiar a população”, detalhou. O secretário falou ainda sobre outras ações e programas desenvolvidas pelo governo do estado:

MT Regional - Programa onde todas as secretarias trabalham em conjunto. Tem como objetivo auxiliar na organização das cadeias produtivas e elaboração de projetos, levar a assistência técnica e apoio tecnológico aos produtores e fomentar a criação dos Consórcios.

MT Floresta - Um fundo que vai receber recursos das tachas de reposição florestal. Todo consumidor de madeira precisa pagar uma taxa, que depois retorna para a reposição. Com os recursos do fundo a Seder pretende investir na criação de viveiros de mudas, reposição de árvores e educação ambiental. Cerca de 50% dos recursos devem ir para plantio de floresta. A boa notícia é que agora a seringueira e outras espécies frutíferas estão inseridas no reflorestamento.

CEASA – O terreno já foi escolhido e a verba para a construção da Central de Abastecimento está assegurada. Com o lançamento da Ceasa todos os pequenos produtores poderão comercializar seus produtos sem medo de perder a produção. A central será um ponto de referência para produtores e comerciantes. A meta é inaugurar a Central em junho deste ano. Lei de Inspeção Sanitária – Já foi aprovada pela Assembléia Legislativa as alterações na Lei de Inspeção Sanitária. O objetivo é simplificar as exigências feitas aos produtores para a aquisição do carimbo de inspeção estadual.




Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/322686/visualizar/