Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 24 de Janeiro de 2006 às 20:23
Por: JOANICE DE DEUS

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) já está disponibilizando 110 bombas costais para ações de controle do mosquito transmissor da dengue. São 55 bombas manuais e 55 motorizadas que serão entregues para 72 municípios de Mato Grosso. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Teto Financeiro de Vigilância em Saúde (TFVS) na ordem de R$ 169 mil, sendo 90% do Ministério da Saúde (MS), com a contrapartida de 10% do Estado.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue, Maria de Lourdes Girardi, as bombas motorizadas são para a nebulização de bloqueio para controle do vetor adulto e as manuais para a realização de tratamento químico em pontos estratégicos como borracharias, cemitérios, ferro velho e terrenos baldios. “O Estado priorizou os municípios que têm poucos ou que não possuem os equipamentos ou ainda de acordo com a situação epidemiológica (notificações) e entomológica (se tem ou não o vetor ou índice de infestação)”, disse.

Além da distribuição dos equipamentos e de campanhas de conscientização, a Saúde intensificou as ações de combate ao mosquito. Todas as atividades de prevenção e controle são reforçadas pelos 2.995 agentes comunitários de saúde (ACS), 444 equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) e dos 1.860 Agentes de Saúde (AS). “Estas equipes formam um contingente de pessoas que realizam ações de educação em saúde e prevenção e que são gerenciadas pelos municípios. O Estado não consegue sozinho enfrentar a dengue. Ele conta com a parceria e a ação efetiva dos municípios por meios das suas vigilâncias e acima de tudo o envolvimento da população na eliminação dos criadouros uma vez que o mosquito é encontrado na área urbana e dentro dos domicílios”.

Nos meses de novembro e dezembro do ano passado, foram capacitados 56 médicos para o diagnóstico e tratamento dos casos de dengue grave e 22 enfermeiros dos hospitais de referência e dos municípios considerados prioritários para a vigilância da dengue. Além de possuir hospitais de referência para os casos de dengue grave, o Estado também está garantindo os exames de sorologia, que realizados no MT - Laboratório.

Neste ano, o Estado notificou 239 casos de dengue e um caso de febre hemorrágica de dengue (FHD), que está sob investigação. No ano passado, foram registrados 10.548 casos, sendo 18 de febre hemorrágica, com quatro óbitos.

Municípios contemplados:

Cláudia, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Sorriso, Vera, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Denise, Nova Olímpia, Porto Estrela, Sapezal, Tangará da Serra, Porto Alegre do Norte, São José do Xingu, Vila Rica, Alto Araguaia, Araguainha, Primavera do Leste, Rondonópolis, São José do Povo, São Pedro da Cipa, Santo Antonio do Leste, Novo Santo Antonio, Serra Nova Dourada, Colíder, Nova Guarita, Novo Mundo, Comodoro, Jauru, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Araputanga, Cáceres, Figueirópolis D’Oeste, Indiavaí, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Rio Branco, São José dos Quatro Marcos, Arenápolis, Alto Paraguai, Nobres, Nortelândia, Rosário Oeste, Juara, Porto dos Gaúchos, Acorizal, Barão de Melgaço, Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Várzea Grande, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Santo Antonio, Araguaiana, Barra do Garças, Campinápolis, General Carneiro, Nova Xavantina, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Torixoréo, Água Boa, Canarana, Ribeirão Cascalheira, Alta Floresta, Apiacás, Nova Bandeirantes, Paranaíta.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/322841/visualizar/