Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 12 de Dezembro de 2005 às 17:46

    Imprimir


O secretário-chefe da Casa Civil, Luiz Antônio Pagot, disse na manhã desta segunda-feira (12.12), no Centro de Educação e Tecnologia (Fiemtec), em Cuiabá, que a revolução por que passa o Estado em todos os setores também exige do servidor público uma nova postura, mais participativa. Pagot alertou para o fato de que o servidor tem que acompanhar as mudanças e se inserir efetivamente nesse novo processo - que está transformando o perfil de Mato Grosso de fronteira agrícola para fronteira tecnológica do Brasil.

As afirmações foram feitas durante sua palestra para cerca de 50 servidores públicos participantes do primeiro dia do ciclo de palestras “Os diferentes Saberes do Servidor na Administração Pública”, promovido pela Escola de Governo e aberto no início da manhã pelo seu diretor, Almir Balieiro.

Para o secretário, é preciso que os servidores estejam alertas para as mudanças que estão acontecendo - em que a sociedade está cada vez mais exigente e quer ser bem atendida. O secretário destacou que o talento, a iniciativa e a criatividade hoje em dia contam mais do que outros fatores, embora classifique o ensino e a sabedoria como elementos-chave para o desenvolvimento intelectual do servidor.

Para isso, o Governo do Estado vem investindo em cursos de capacitação profissional e aprimoramento para os servidores dotando a Escola de Governo de estrutura e condições. O secretário disse entender que "é preciso preparar o servidor para este novo desafio que estamos experimentando que eu costumo chamar de ciclo virtuoso”, observou.

Pagot acredita que a postura do servidor nesse novo milênio deve ser o de agente promotor da melhoria do serviço público como um todo. Ele condenou a conduta passiva de “vaca de presépio” que baixa a cabeça e obedece a tudo sem questionar. “Eu prefiro aquele que tem senso crítico e pensa sobre as determinações e sobre as orientações de Governo - e que contribuem para melhorar desde o ambiente de trabalho até a qualidade dos seus serviços”, ressaltou.

O diretor Almir Baliero lembrou que o ciclo de palestras é mais uma das dezenas de atividades da Escola de Governo e está aberto a todos os servidores públicos. O evento prossegue até esta terça-feira. A primeira palestra de hoje foi ministrada pelo professor Manoel R. da Costa Ribeiro, com o tema “Desafios e oportunidades aos servidores públicos na pós-modernidade”. Em seguida, o secretário Pagot ministrou a palestra “Papel do Governo no Novo Milênio” seguida de debate mediado pelo secretário Adjunto de Planejamento e Coordenação Geral, Ocemário Daltro.

Estão previstas para esta terça-feira (13.12) das 8 horas às 12 horas, no mesmo local, a palestra sobre “Educação e Diversidade Cultural: Educação Indígena – Formação de Professores com os professores dr. Elias Januário da Unemat e Jorge M. Castro, da Univag. No período da tarde, das 14 horas às 18 horas, o professor Weber L. F. Silva, da Univag ministrará a oficina “O lúdico na construção do saber”.





Fonte: Redação 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/330684/visualizar/