Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 09 de Dezembro de 2005 às 23:59

    Imprimir


Mais de três mil jovens e adultos de 10 municípios mato-grossenses terão a oportunidade de concretizar um sonho neste final de semana (10 e 11.12). Eles tentarão concluir os estudos (Ensinos Fundamental ou Médio), realizando as provas do projeto Aprendizagem Alternativa por Imagem (PAAI). Os estudantes beneficiados estão distribuídos entre os municípios de Barra do Bugres, Cáceres, Cuiabá, Jaciara, Mirassol d’Oeste, Nova Olímpia, Tangará da Serra, Rondonópolis, Sapezal e Várzea Grande.

O PAAI é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e atenderá especificamente 3.041 pessoas. Sendo que deste total 2.260 farão as provas para o Ensino Médio e o restante (784 pessoas) realizarão as provas para o Ensino Fundamental. Entre os participantes estão 120 alunos reeducandos dos presídios de Cuiabá, Carumbé, Pascoal Ramos e Ana Maria do Couto, e de Rondonópolis, Mata Grande.

Para participar das provas os alunos estudaram durante todo o ano por meio de equipamentos audiovisuais, com o acompanhamento de professores que lecionavam as disciplinas por áreas de conhecimento. As avaliações iniciam às 07h30 do sábado, se estendem até às 18h45 e reiniciam às 07h30 do domingo. Para os 17 candidatos adventistas, o Centro de Exames Supletivos da Seduc reservou horário especial no sábado à noite.

O PAAI foi implantado no Estado em 2003 e é uma modalidade inovadora e diferenciada de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que funciona com materiais e equipamentos semelhantes ao Telecurso 2000. O projeto caracteriza-se pela utilização intensiva de materiais impressos de estudo, recursos audiovisuais e outros meios auxiliares de aprendizagem, como a televisão, rádio e computadores.

O estudante realiza uma avaliação anual que é conhecida como “Provão”, onde elimina as disciplinas em que for aprovado. O projeto é executado na forma semipresencial, que tem exigência mínima de 50% de freqüência às atividades pedagógicas. Com isso, a rede estadual ampliou a oferta do Ensino Fundamental e Médio e oportunizou educação aos alunos de acordo com seus interesses, condições de vida e de trabalho.

“O mais interessante é a flexibilidade que este tipo de ensino proporciona, já que se adapta a realidade de cada aluno. Temos escolas, por exemplo, que oferecem as aulas aos finais de semana, outras atendem os alunos durante três dias por semana, sem contar que atendemos aos reeducandos”, enfatiza a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz.

Os estudantes estão distribuídos em 18 unidades escolares nos 10 municípios. Em Cuiabá, as provas acontecerão nos presídios Carumbé e Ana Maria do Couto, nas Escolas Estaduais, Presidente Médici, André Avelino (CPA), na Escola de Governo e na Escola de Saúde Pública. Já em Várzea Grande as provas acontecerão na Escola Estadual Demétrio de Souza.

VALORIZAÇÃO AOS SERVIDORES – Entre os inscritos para realizarem as provas, estão também 136 servidores do governo do Estado, de diversas secretarias e autarquias. O projeto é realizado pela Seduc, em parceria com a Secretaria de Estado de Administração (SAD), e funciona desde setembro de 2004 em três tele-salas da Escola de Governo. Atualmente, 71 pessoas estão matriculadas no Ensino Fundamental (sendo 10 na alfabetização) e 65 no Ensino Médio.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/330786/visualizar/