Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 03 de Dezembro de 2005 às 15:28

    Imprimir


O presidente da Ucrânia, Viktor Yushchenko, decretou neste sábado estado de emergência em várias regiões da península da Criméia onde foram detectados casos de gripe aviária, informou o escritório de imprensa do chefe do Estado. A decisão foi adotada em reunião entre membros do Governo, na qual foi analisada uma série de medidas para prevenir a propagação da doença.

Horas antes, o Ministério da Política Agrícola da Ucrânia anunciou que ocorreram casos de gripe aviária em dois distritos da península da Criméia.

Análises de laboratório detectaram a presença do vírus em aves mortas em três aldeias nos distritos de Sovietski e Nizhnegorski.

Segundo o Serviço Veterinário, nas últimas 48 horas ocorreram casos de morte em massa de aves em oito localidades da Criméia.

"É a primeiro vez que casos de morte em massa de aves são registrados na Criméia", disse a chefe de Direção Veterinária, Maria Miroshnichenko.

A especialista afirmou que a morte em massa de aves aconteceu em fazendas familiares. Por isso, as autoridades proibiram a partir de hoje a venda de produtos avícolas por particulares em todos os mercados da Criméia.

Miroshnichenko disse que a proibição não se estende à produção das fazendas avícolas industriais, onde a situação é de absoluta normalidade segundo as autoridades.

Até o momento, a Ucrânia, por cujo território sobrevoam as aves migratórias que passam o inverno no sul da Europa e o norte da África, havia negado quaisquer casos de gripe aviária em seu território.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/331951/visualizar/