Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Quinta - 01 de Dezembro de 2005 às 13:09

    Imprimir


SmartTrust BIP Controller cria novo padrão para a comunicação entre a operadora móvel e o SIM card do usuário. Velocidade é 20 vezes mais rápida que o método tradicional

A SmartTrust lança no mercado nacional uma aplicação que aumenta em até 20 vezes a velocidade de comunicação entre a rede móvel da operadora de telefonia e o chip de identificação do usuário (o chamado SIM card) no aparelho do usuário móvel 3G. A primeira validação aconteceu em uma rede 3G na Escandinávia e foi homologada por grandes fabricantes de cartões em vários países.

O SmartTrust BIP Controller é capaz de realizar a comunicação de dados entre a operadora móvel e o SIM card do usuário 20 vezes mais rápida que o método tradicional, realizada via TCP/IP sobre GPRS. A nova tecnologia possibilita o envio mais eficiente e veloz de grandes quantidades de arquivos de dados para o SIM card, como Java applets, listas de roaming, listas de telefones ADN (Advanced Digital Network), com maior eficiência e melhor custo benefício na administração da rede móvel e de SIM card.

O lançamento é resultado de um programa de validação promovido pela SmartTrust com o apoio de grandes fabricantes de SIM cards, como Axalto, Giesecke & Devrient (G&D), I’M Technologies e Microelectrónica Española.

A comunicação remota over-the-air para a configuração do SIM card era feita tradicionalmente usando o SMS (serviço de mensagens curtas) como portador tecnológico, o qual, apesar de ser um padrão universal, é um recurso limitado em termos de velocidade. Para obter melhores resultados, o padrão SIM Toolkit era expandido com comandos para permitir que o SIM se comunicasse com um servidor remoto a partir de um portador mais veloz, mas o desenvolvimento nesta área sofria atrasos devido à perda de protocolos na comunicação. Combinando as especificações ETSI (European Telecommunications Standards Institute) e o protocolo TCP/IP da Internet, o SmartTrust BIP Controller oferece um avanço tecnológico em relação ao padrão existente na indústria.

“A indústria teve, por um longo tempo, carência de um mecanismo eficaz que pudesse melhorar a comunicação BIP (Bearer Independent Protocol)”, comenta Lars-Erik Sellin, CTO, SmartTrust. “A nova aplicação vai assegurar aos fabricantes de SIM cards a possibilidade de investir no desenvolvimento de novas aplicações BIP, garantindo uma implementação eficiente e mais rápida”.

O controlador SmartTrust BIP, segundo o executivo, proporciona velocidade de download sem precedentes e garante às operadoras a possibilidade de enviar para o SIM card do assinante móvel uma grande quantidade de dados GPRS, EDGE e 3G.

A iniciativa da SmartTrust conta com o apoio imediato dos fabricantes de SIM card porque oferece as condições básicas para a interoperabilidade entre os cartões e as aplicações de entrega de serviços. “Estamos satisfeitos por ter contribuído com a nossa experiência para este projeto”, comenta Cédric Collomb, diretor de comunicações móveis da Axalto. “E também por poder colaborar com a SmartTrust para a criação de uma solução definitiva para que as operadoras possam desenvolver ou atualizar rapidamente seus SIM cards com uma ampla gama de serviços over-the-air”.

”O SmartTrust BIP Controller combina os protocolos aceitos da Internet com os padrões da indústria de SIM cards para as telecomunicações para criar uma simples e eficiente solução de acesso em alta velocidade aos dispositivos de identificação dos usuários (SIM). Nós estamos orgulhosos por ter contribuído para as especificações e também porque somos um dos primeiros a implementar o controlador BIP em um (U)SIM”, afirma Klaus Vedder, chefe da divisão de telecomunicações G&D.

Outro fabricante, a I'M Technologies, também adotou a solução da SmartTrust na implementação da sua aplicação ATRIUMTM Java (U)SIM com grande sucesso. “Isto comprova a nossa capacidade em oferecer às operadoras móveis uma avançada tecnologia capaz de impulsionar a entrega de novos serviços cada vez mais atraentes para os assinantes e que possam proporcionar um positivo impacto nas receitas aos provedores de serviços e as operadoras”, comenta William Chang, CTO da empresa.

”Nós saudamos a iniciativa da SmartTrust em padronizar a solução BIP Controller e esperamos que uma importante massa de terminais móveis seja, muito brevemente, atendida por toda a indústria de comunicação móvel”, acrescenta Alberto Pérez, diretor comercial de Telecom da Microelectrónica Española.

”A nova solução é uma demonstração do pioneirismo da SmartTrust, que vem sendo consolidado no desenvolvimento de soluções que permitam uma melhor experiência para o usuário final e reforça sua posição inovadora, beneficiando toda a cadeia desta indústria e também todo o mercado móvel na América Latina", afirma Alexander Dannias, diretor regional para América Latina e Caribe da SmartTrust




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/332235/visualizar/