Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 30 de Novembro de 2005 às 22:28

    Imprimir


O Brasil está preparado para uma possível pandemia de gripe aviária e vem trabalhando duro para aumentar o nível de segurança em todo o País. A informação é do secretário de Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, que participou hoje da Conferência Hemisférica de Vigilância e Prevenção da Influenza Aviária, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Jarbas foi um dos expositores do painel "Preparação para uma possível pandemia de influenza", junto com dois membros da Organização Mundial de Saúde, Michel Perdue e Otávio Oliva.

Jarbas revelou que o Brasil deverá disponibilizar cerca de R$ 1 bilhão para fazer frente ao risco de uma pandemia de gripe aviária. Lembrou que o governo já investiu R$ 193 milhões com a compra do medicamento Tamiflu e está disponibilizando recursos financeiros para que o Instituto Butantã inicie a pesquisa e a produção de vacinas contra a doença.

O secretário destacou ainda as medidas de prevenção que o governo está promovendo em portos e aeroportos, com vistas a impedir a entrada de produtos animais de regiões suspeitas e de risco. Disse ainda que o próximo passo agora é a implementação de planos estaduais, com vistas a aumentar a segurança.

Para o presidente da União Brasileira de Avicultura (UBA), Zoé Silveira D'Avila, é fundamental a adoção do plano de regionalização sanitária, com vistas a garantir aos estados produtores mais segurança, impedindo inclusive a circulação de aves entre os estados.

O ministro Roberto Rodrigues fará uma palestra na conferência, na manhã de quinta-feira, 01, abordando o tema sanidade animal e sanidade avícola e as condições brasileiras, nos planos privado e governamental, para fazer frente à eventualidade de uma pandemia.

Participam da organização da conferência a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o Instituto Interamericano para Cooperação em Agricultura (IICA). Os se prolongarão pela quinta-feira e serão concluídos na sexta, dia 2 de dezembro.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/332375/visualizar/