Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 30 de Novembro de 2005 às 13:57
Por: Marcia Carmo

    Imprimir


O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Luiz Fernando Furlan, disse que a queda de 1,2 % do Produto Interno Bruto brasileiro no terceiro trimestre deste ano é "preocupante".

"É preocupante porque mostra que a economia está reagindo ao acerto financeiro de taxas de juros e de contenção de investimentos", disse Furlan ao chegar com a comitiva brasileira a Puerto Iguazú, cidade argentina na fronteira com Foz do Iguaçú.

"A queda do PIB é resultado do esforço que foi feito no âmbito de busca de números positivos, por exemplo, no combate à inflação e também de todos os pontos que estavam nas metas macroeconômicas", declarou o ministro da indústria e comércio.

O dado foi divulgado nesta quarta-feira pouco antes do presidente Lula e de nove ministros desembarcarem em Puerto Iguazú para uma reunião bilateral com a Argentina.

Juros

Na opinião de Furlan, a retração econômica deveria levar a uma queda das taxas de juros mais rápida.

"Isso dá condição de acelerar um trabalho para a queda das taxas de juros".

Quando questionado se a política sugerida pela ministra Dilma Rousseff deveria ser melhor do que a que vem sendo aplicada por Palocci, Furlan desconversou.

"É melhor perguntar à ministra."

Na chegada ao hotel Cassino em Puerto Iguazú, onde o encontro é realizado, o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, não quis comentar a informação sobre o retrocesso do PIB.

A queda surpreendeu os analistas de mercado que estimavam, na pior das hipóteses, a queda de 0,5% no terceiro trimestre deste ano.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/332460/visualizar/