Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 28 de Novembro de 2005 às 07:28
Por: Fabíola Salvador

    Imprimir


Brasília, 25 - O Ministério da Agricultura reduziu hoje as áreas interditadas do Mato Grosso do Sul por causa dos 25 focos de febre aftosa registrados no Estado e a região sob suspeita da doença no Paraná. As regras constam na Instrução Normativa 36, publicada na edição de hoje do "Diário Oficial da União". O secretário de Defesa Agropecuária, Gabriel Alves Maciel, assina a IN, que revoga a de número 34.

De acordo com a assessoria de imprensa do ministério, a decisão foi tomada pela secretaria com base nos resultados do trabalho feito até agora, durante o qual foram feitas várias inspeções em propriedades rurais e avaliações clínicas de animais. A regra atual estabelece que os municípios de Eldorado, Japorã e Mundo Novo e a parte de Iguatemi e Itaquiraí estão na área de segurança sanitária.

No caso do Paraná, a IN reduziu a área de risco do Paraná à região dos municípios abrangida pelo raio de 10 quilômetros a partir das propriedades sob investigação sanitária. Dessa zona fazem parte os municípios de Loanda, Maringá, Amaporã e Grandes Rios.

"A redução das áreas de risco sanitário no MS e no PR só passará a vigorar depois que os dois estados publicarem a relação das propriedades situadas nessas regiões", informou o ministério.

Ainda segunda a nova instrução normativa, está proibida a saída de animais suscetíveis à aftosa, seus produtos e subprodutos e materiais de multiplicação das áreas de risco sanitário para os mercados interno e externo. As informações são da assessoria de imprensa do ministério.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/332968/visualizar/