Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sábado - 26 de Novembro de 2005 às 15:50

    Imprimir


O diretor Sergio Machado, ganhador do "Colón de Oro" do XXXI Festival de Cinema Ibero-americano de Huelva pelo filme "Cidade Baixa", considera que o prêmio "representa um reconhecimento ao bom momento pelo que passa o cinema brasileiro".

Depois de saber da decisão do júri Machado disse que está "muito contente, porque é um grande prazer e um prêmio especial".

O cineasta mencionou também que outro filme brasileiro "Quase dois irmãos", também foi reconhecida pelo júri do concurso.

Machado lembrou também que no último Festival de Cannes concorreram dois filmes brasileiros, "o que -disse- confirma o bom momento que temos no nosso cinema".

O cineasta ressaltou também o melhor ator concedido a um de seus protagonistas de "Cidade Baixa", Wagner Moura, "porque -afirmou- sempre se falou de como são bons os atores protagonistas, mas é o primeiro (prêmio) que recebemos neste sentido".

Sobre o filme agraciada, o diretor indicou que "fala do importante que é a amizade para continuar vivendo".

O projeto surgiu, segundo explicou seu diretor, com o objetivo de "conhecer um pouco mais os jovens do Brasil de classe baixa, que não têm muitas expectativas, mas que conseguem sair adiante".

Sergio Machado começou a carreira em Salvador da Bahia, sua cidade natal, como roteirista e diretor do premiado curta-metragem "Troca de Cabeças", protagonizado por Grande Othelo e Léa Garcia.

Continuou escrevendo e dirigindo os documentários filmes "Baguncaço"(1994),"Três Canções Indianas" (1995) e "Agora é Cinza", este último é um dos três episódios do longa-metragem "3 Histórias da Bahia".

Machado trabalhou também como ajudante de direção e diretor de elenco dos filmes "Central do Brasil" (1998), "O primeiro dia" (1999), e "Abril despedaçado" (2001) dirigidos por Walter Salles.

Em 2000 dirigiu o documentário "Onde a Terra acaba" resultado de dois anos de pesquisa sobre a vida e o trabalho do diretor brasileiro Mário Peixoto (1902-1992).

O cineasta brasileiro foi também co-roteirista de filmes como "Abril despedaçado" e "Madame Satã", premiado há três anos no mesmo concurso.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/333177/visualizar/