Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 24 de Novembro de 2005 às 17:04

    Imprimir


As empresas que conseguirem reduzir os níveis de acidente de trabalho poderão ser beneficiadas com alíquotas menores do SAT (Seguro de Acidentes de Trabalho). A Previdência informou que a proposta será discutida na 3ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, que começa hoje em Brasília.

O ministro da Previdência Social, Nelson Machado, disse que o modelo atual não leva em conta os investimentos que a empresa faz para a redução de acidentes de trabalho e para a capacitação de pessoal.

Para modificar esse quadro, o governo quer criar uma nova política nacional de segurança e saúde do trabalhador, que vai oferecer incentivos às empresas que conseguirem reduzir os níveis de acidentes.

A alíquota do SAT é de 1%, 2% e 3% sobre a folha de pagamento. Pelas regras atuais, as empresas continuam pagando a alíquota máxima mesmo depois de promover investimentos e reduzir os níveis de mortes ou acidentes que levam à incapacidade. O governo quer que a empresa que apresentar melhora nos índices de acidente pague uma alíquota de seguro menor.

Pelos números da Previdência, ocorreram 1,875 milhão de acidentes de 1999 a 2003, que resultaram morte de 15.293 pessoas e deixaram outras 70.020 incapacitadas permanentemente para o trabalho.

A Previdência informa ainda que esses números representam apenas os 23 milhões de brasileiros que possuem carteira assinada. Os 60 milhões que estão na informalidade estão fora das estatísticas da Previdência, o que indica que o número de acidentes de trabalho pode ser muito maior.

Pelos cálculos da Previdência, os prejuízos causados pelos acidentes --considerando os dias parados e os gastos previdenciários e de assistência à saúde-- consomem 4% do PIB (Produto Interno Brasileiro).





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/333696/visualizar/