Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 24 de Novembro de 2005 às 10:58
Por: Luciene Oliveira

    Imprimir


O crônico problema de abastecimento de água do assentamento Brumado, localizado no município de Alto Paraguai (218 km ao Médio-Norte), começa a ser solucionado com ajuda do Governo do Estado através do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat).

A comunidade rural , que há mais de 20 anos sofre com a falta d’água, vai receber do Governo a doação de 8,5 mil metros de mangueiras de 1 polegada e meia para instalação de um sistema de captação de água por gravidade, atendendo 45 famílias que moram no local, mais de 250 pessoas como um todo. O investimento na aquisição das magueiras está na ordem de R$ 18 mil.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorado, disse que resolver o problema da água nos assentamentos e principalmente da região da Baixada Cuiabana é prioridade na pauta das ações de desenvolvimento rural em 2006. Segundo ele, solucionar esse problema será umas das metas do Governo. “Um dos grandes problemas dos assentamentos é a questão da água. Muitas vezes com pouco investimento se resolve o problema”, avalia. “Essa é a função do Governo identificar os problemas e resolve-los”, assegura Vettorato.

Para o presidente do Intermat, Jair Mariano, a água é um instrumento que viabiliza a permanência das pessoas no campo. “São ações importantes com custo relativamente baixo, que resolve a questão da produção e principalmente oferece qualidade de vida”, disse.

De acordo com Mariano, a comunidade de Brumado, foi reconhecida como assentamento pelo Intermat e depois pelo Incra, somente em 2001. A partir daí as famílias passaram a receber um pouco mais de atenção. A comunidade já recebeu investimento na construção de casas e a liberação de recursos por parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf-A).

As obras de captação de água e abastecimento às famílias serão realizadas pela própria comunidade em forma de mutirão. A prefeitura municipal entrará com a caixa receptora e apoio logístico, o Intermat com as mangueiras e a comunidade com a mão-de-obra. A água deverá ser canalizada de uma pequena mina que nasce na Serra do Brumado.

Com água na torneira as famílias terão mais oportunidade de desenvolver projetos economicamente viáveis para melhorar a produção e gerar renda familiar.





Fonte: Assessoria/Intermat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/333792/visualizar/