Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 24 de Novembro de 2005 às 07:33
Por: Joana Dantas

    Imprimir


O perfeito de Santo Antônio do Leste (379 km ao Sul de Cuiabá), Pedro Luiz Brunetta, juntamente com mais três líderes indígenas da etnia xavante protocolaram novamente denúncia de falta de assistência à saúde nas quatro aldeias do município na Ouvidoria Geral do Estado (OGE), nesta quarta-feira (23.11).

Eles denunciam a morte de quatro crianças na comunidade Água Limpa por falta de atendimento médico, o agravamento do quadro de desnutrição infantil e outras doenças que complicaram o estado clínico das outras crianças das aldeias. “Todas nossas crianças estão doentes e sem pediatra para atendê-las”, afirma o cacique Pedro Seredi, do povo São Benedito.

O cacique reclama da falta de vacinação das crianças indígenas há mais de dois anos. Além disso, estão sem medicamentos, saneamento básico e recursos para combustível do carro que transporta os índios até a cidade para tratamento.

O cacique Tito Warowedewe conta que há pouco tempo perdeu o filho de 11 meses por falta de atendimento médico. “Precisamos de mais assistência da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) dentro das aldeias. Ninguém aparece lá há muito tempo”, disse.

O prefeito Brunetta afirma que o único repasse, de R$ 11,5 mil mensal, da Funasa para a prefeitura é usado na complementação do salário de médico, enfermeiro e auxiliar que fazem atendimento na cidade. “A prefeitura não tem autorização de atua dentro da aldeia, e nem poderia, pois o recurso não é suficiente para fazer esse trabalho. Precisaríamos firmar parceria para que houvesse esse atendimento”, explicou.

O ouvidor geral do Estado, Gilson Duarte afirma que encaminhou as denúncias ao Ministério Público Estadual e Federal e solicitou investigação da Polícia Federal no caso em que o cacique Warowedewe afirma ter ligado à Funasa pedindo auxílio médico para as crianças mortas.

“Embora seja assunto Federal, o Estado não pode ficar omisso ao problema, primeiro por que se trata de seres humanos, segundo o problema está ocorrendo em território mato-grossense o estilhaço do problema fina no Estado, e é um prefeito solicitando intervenção”, observou o ouvidor geral, Gilson Duarte.

Mais informações com o prefeito Brunetta no tel: 065-9224-6652




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/333904/visualizar/