Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 21 de Novembro de 2005 às 11:25

    Imprimir


O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, participa amanhã de audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação. Ele deve esclarecer as razões pelas quais o Ministério da Fazenda pagou suposta dívida de R$ 1,4 bilhão do Ministério da Previdência com bancos públicos e privados responsáveis pela arrecadação de contribuições e pagamento de aposentadorias.

O requerimento que solicita a audiência foi apresentado pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), segundo a Agência Câmara. Eduardo Cunha cita reportagem publicada no último dia 3 de agosto pela revista IstoÉ, intitulada "O Proer do PT".

Segundo a revista, com a intermediação do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, a Fazenda negociou e pagou a suposta dívida com os bancos, acumulada desde o governo Fernando Henrique Cardoso. O pagamento teria sido feito de uma só vez, em abril deste ano, com títulos públicos.

A revista diz que, sob a justificativa de que a Previdência não tinha dinheiro para pagar a dívida, o negócio foi transferido para a alçada do Ministério da Fazenda. "A celeridade da operação e o pagamento de uma suposta dívida do governo anterior de forma tão suspeita merece explicação das autoridades envolvidas. Tendo em vista que tal pagamento foi feito em forma de títulos públicos federais, impactando o superávit primário, eliminando investimentos e aumentando a dívida pública, faz-se necessária a convocação do ministro da Fazenda", afirmou Eduardo Cunha.

Antonio Palocci também participará amanhã de audiência na Comissão Especial de Desenvolvimento do Ensino Fundamental, ao lado do ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/334729/visualizar/