Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Domingo - 20 de Novembro de 2005 às 11:33

    Imprimir


O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, determinou a contratação emergencial de fiscais federais agropecuários para ajudar na liberação de produtos destinados à exportação que se acumulam nos aeroportos e portos do país devido à greve da categoria. Rodrigues não informou o número de profissionais a serem chamados, mas disse que serão convocados "quantos forem necessários".

Rodrigues participou, em Brasília, da 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Na ocasião, o ministro questionou a credibilidade da Organização Mundial do Comércio (OMC), já que uma de suas determinações, de que os Estados Unidos suspendessem os subsídios aos produtores de algodão, ainda não foi cumprida.

"Que moral teremos para conversar sobre o comércio mundial, se o país que tem a agricultura mais importante do mundo não implementou uma decisão da OMC?", questionou o ministro. A negociação a que o ministro se referiu ocorrerá durante a reunião da OMC, em dezembro, em Hong Kong, na China.

Para Rodrigues, o Brasil tem a melhor tecnologia de agricultura tropical do mundo devido ao trabalho desenvolvido pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). De acordo com o ministro, somando esse fator à grande disponibilidade de terras cultiváveis, o país tem um potencial de crescimento agrícola que nenhuma outra nação tem. Porém, alertou, "enquanto existir o protecionismo agrícola, todo esse potencial que nós temos será esmagado".

O ministro da Agricultura afirmou também que, apesar do problema com a febre aftosa em Mato Grosso do Sul, as exportações brasileiras contiuarão crescendo neste ano.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/334868/visualizar/