Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 20 de Novembro de 2005 às 05:18

    Imprimir


Cairo - O Egito realiza hoje a segunda rodada das eleições parlamentares, na qual mais de dez milhões de eleitores estão convocados a escolher 144 candidatos entre os 1.700 que se apresentam.

Os colégios eleitorais abriram às 8h (4h de Brasília) em nove províncias do país, e a votação durará onze horas.

As nove províncias são Alexandria, Bihera, Ismailiya, Suez, Port Said, Qaliubiya, Gharbiya, Quena e Fayum.

Nessa segunda rodada eleitoral, o Partido Nacional Democrático (PND) - do presidente Hosni Mubarak - apresenta 144 candidatos, e seu mais direto adversário, o proibido mas influente grupo dos Irmãos Muçulmanos, tem 52 candidatos que se apresentam como independentes. Os partidos da oposição liberal, esquerdista e pan-arabista apresentam 82 candidatos, e os outros candidatos são independentes.

Na primeira rodada, o PND conseguiu 67 das 164 cadeiras em disputa e os Irmãos Muçulmanos obtiveram 33 vagas.

As eleições no Egito, um dos países mais povoados da África, começaram no último dia 9 para escolher 164 deputados dos 454 que formam o Parlamento.

Os outros candidatos serão escolhidos hoje e na terceira fase, que acontecerá em 1 de dezembro. Os partidos da oposição esquerdista e liberal ganharam 3 cadeiras e os candidatos independentes alcançaram o resto das 164 cadeiras, e muitos deles se uniram mais tarde ao PND.

Segundo a Comissão Eleitoral Suprema, a participação na primeira rodada, em seus dois turnos realizados nos dias 9 e 15 deste mês em oito províncias, chegou a 24% do eleitorado convocado.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/334901/visualizar/