Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 28 de Maio de 2005 às 19:04

    Imprimir


O Dalai Lama, líder da comunidade tibetana no exílio, receberá pessoalmente o título de "doutor honoris causa" da Universidade Tartusk de Tallin, capital da Estônia. O líder tibetano, de 69 anos, se comprometeu a ir a Tallin no dia 1º de dezembro para receber o título pessoalmente, anunciou neste sábado Birute Klaas, decano da Faculdade de Filosofia, que propôs a homenagem.

O 14º Dalai Lama, considerado um "Deus vivo" por seus fiéis, já esteve nesta república báltica em 1991 e em 2001, mas nunca chegou a se reunir com líderes políticos da Estônia, já que estes recusaram o encontro para não incomodar a China.

Embora a China considere o Dalai Lama (Tensing Gyatso) um líder político, e não religioso, 38 universidades já concederam a ele o título de "doutor honoris causa".

Em entrevista publicada hoje pelo jornal russo Noviye Izvestia, o Dalai Lama afirma que, se não tivesse sido eleito líder da ala budista dos tibetanos, teria sido "um motorista de tratores", por causa de seu "interesse pela técnica".

O Dalai Lama, Prêmio Nobel da Paz em 1989 e que vive em Dharamsala, no norte da Índia, desde que fugiu do Tibete em 1959, renunciou há dois anos a todos os seus cargos políticos.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/337509/visualizar/