Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 28 de Maio de 2005 às 08:00

    Imprimir


O vereador Mohamed Zaher (PSDB), de Rondonópolis (220 km ao Sul de Cuiabá), defendeu, nesta semana, em discurso no Legislativo, o governador Blairo Maggi (PPS) das acusações, fomentadas por parte da mídia internacional, de incentivo ao desmatamento na Amazônia Legal.

Zaher, que é presidente da Câmara Municipal, afirmou que não concorda com as denúncias por considerar que Blairo Maggi – como ele próprio costuma afirmar – é um legalista. E, em se tratando do Meio Ambiente, "o Governo de Mato Grosso tem se preocupado com o cumprimento das leis específicas para o setor".

O vereador citou, ainda, o fato de que " a Amazônia não fica somente em Mato Grosso, abrangendo outros Estados como Pará, Rondônia, Amazonas, Acre" e lembrou que, em Mato Grosso, um levantamento feito pelo Governo revelou que o desmatamento, no ano passado, foi 2% menor que em comparação com 2003.

No começo da semana, uma comissão suprapartidária formada por vereadores do PSDB, PMDB, PPS e PFL, de Sinop (500 km ao Norte da Capital), divulgou um manifesto em defesa do governador Blairo Maggi. Na nota, os parlamentares sinopenses afirmam que "tentar estabelecer uma conexão entre as atividades empresariais e a vida pública exemplar do senhor governador é, no mínimo, uma leviandade, que merece nossa imediata contestação". Também consideraram ser "uma tese simplista, superficial e perigosa" supor que o período de dois anos e meio de gestão do governador Blairo à frente do Executivo Mato-grossense seja capaz de influenciar o ritmo de abertura da fronteira agrícola em toda a Amazônia brasileira".

A seguir, a íntegra do discurso do vereador Mohamed Zaher, presidente da Câmara Municipal de Rondonópolis:

Senhoras e senhores,

O governador Blairo Maggi está sendo alvo de críticas em nível nacional devido ao desmatamento da Amazônia. As batidas estão vindo da mídia nacional e repercutindo no Senado, Congresso Nacional e na política de Mato Grosso. Atribuo estas críticas à notoriedade que o nosso governador vem tomando na política nacional porque acabou atropelando muitos caciques, quando acabou sendo cogitado como pré-candidato à Presidência da República.

Para quem não sabe, a Amazônia não fica somente em Mato Grosso, abrangendo outros Estados como Pará, Rondônia, Amazonas e Acre. E em Mato Grosso, um levantamento feito pelo Governo revelou que o desmatamento, em 2004, foi 2% menor que em comparação com o ano de 2003.

Já a Amazônia Legal, que inclui outros Estados, registrou um crescimento de 6%. Não acredito, sinceramente, que o Governo iria burlar estes números para se fazer de bonzinho, mesmo porque existem hoje à disposição de quem quer que tecnologias avançadas via satélite ou não para verificar as áreas desmatadas e os responsáveis por ela. E em nenhum momento, vi o Governo estimular o desmatamento, ao contrário, o que estamos assistindo é a Fundação Estadual do Meio Ambiente trabalhando com critérios sérios no que diz respeito à queima e ao desmate, como também à fiscalização.

Senhoras e senhores, não podemos culpar uma única pessoa por um problema que não compete só a eae e que se arrasta há décadas. Temos, sim, que preservar nossas florestas, planejarmos a forma de desenvolvimento, principalmente em Mato Grosso, onde a agricultura lidera as exportações e tem como objetivo se tornar o celeiro do Brasil. Tenho certeza que este Governo tem responsabilidade.

Mesmo porque a natureza é perfeita e onde há muita deterioração da natureza não há produtividade, porque ocorre o desequilíbrio dos elementos, alterando o clima e a qualidade do solo.

Sou contra o desmatamento desmedido, o contrabando de árvores raras, mas também não sou a favor de que recaia ao governador todo o ônus da culpa. Tenho a convicção que ele é sábio o suficiente para manter o equilíbrio entre a agricultura e o Meio Ambiente e tem trabalhado para isso em suas empresas. Sendo assim, acredito que fará o mesmo pelo Estado que escolheu para viver.

Pessoas que querem derrubá-lo politicamente estão usando este assunto para tentar diminuir a sua popularidade. Mas, isso não dará certo porque quem tem competência tem resposta, e ela já está vindo à tona também pelos mesmos canais de onde vieram as críticas.

VEREADOR MOHAMED ZAHER (PSDB), PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE RONDONÓPOLIS





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/337676/visualizar/