Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 27 de Maio de 2005 às 10:55

    Imprimir


O comando militar dos EUA no Iraque confirmou nesta sexta-feira a morte dos dois tripulantes de um helicóptero militar derrubado pelos rebeldes, enquanto o governo iraquiano prepara a aplicação de um novo plano de segurança para proteger Bagdá. Segundo o Exército americano, o helicóptero caiu ontem à noite depois de ser atingido por tiros de armas automáticas, em uma região perto da conflituosa cidade de Baquba, ao nordeste da capital iraquiana.

"Dois soldados morreram quando o helicóptero em que estavam caiu próximo a Baquba no dia 26 de maio", afirmou um comunicado militar americano em Bagdá.

Outro comunicado do Departamento de Defesa dos EUA afirmou que o veículo derrubado fazia parte de uma patrulha junto a outra aeronave, que aterrissou em uma base militar após sofrer danos, e que as duas aeronaves realizavam uma missão de apoio a forças terrestres mobilizadas perto de Baquba.

A rede de televisão CNN informou que o helicóptero derrubado era um OH-58D Kiowa, uma aeronave empregada para vigilância e ataque, que tem capacidade para dois tripulantes.

A morte dos dois soldados eleva para 1.650 o número de militares americanos que morreram no Iraque desde o início da invasão e posterior ocupação do país em março de 2003. Pelo menos 1.260 dos mortos foram em combate.

Baquba faz parte do chamado "triângulo sunita", em que estão localizadas cidades do norte e do oeste do Iraque, cuja população é em sua maioria sunita e onde se concentram os grupos insurgentes que atacam as tropas dos EUA e as forças de segurança iraquianas.

A incessante campanha de violência no Iraque, que nas últimas quatro semanas provocou a morte de 600 pessoas, levou as forças iraquianas e americanas a intensificar suas operações contra o suposto feudo da insurgência.

Mais de mil marines e soldados, acompanhados por tropas iraquianas e apoiados por helicópteros e blindados, realizam desde terça-feira passada uma ampla ofensiva na cidade de Haditha, na província de Al Anbar, na fronteira com a Síria.

Até agora,foi divulgada a morte de 10 supostos rebeldes e de um soldado americano na operação de Haditha, a oeste de Bagdá, onde as tropas procuram insurgentes e armas em todas as casas.

Esta operação, chamada "Novo Mercado", é a segunda deste tipo no oeste do Iraque desde o início de maio, quando as forças americanas realizaram uma operação semelhante em Al Qaim, também em Al Anbar, em que mais de cem supostos insurgentes e nove soldados norte-americanos morreram.

Segundo fontes militares, o principal objetivo destas ofensivas é "perseguir, prender ou acabar com os terroristas", e reduzir assim os ataques diários dos insurgentes com carros-bomba na capital, especialmente contra policiais e responsáveis do novo Governo iraquiano.

A autoria da maior parte desses ataques costuma ser reivindicada pela "Organização Al Qaeda para a Guerra Santa na Mesopotâmia", liderada pelo jordaniano Abu Musab al-Zarqawi.

Para fechar ainda mais o cerco contra os rebeldes, o ministro iraquiano do Interior, Bayan Jabr, disse na quinta-feira que a polícia e o exército do Iraque finalizam um plano para proteger Bagdá, com que, afirmou, "mudam a posição da defesa para o ataque".

Jabr explicou que o plano contará com a participação de 40 mil soldados e policiais e será colocado em prática nos próximos dias, e "uma semana depois será aplicado um plano semelhante em Al Abnar".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/337860/visualizar/