Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 24 de Maio de 2005 às 17:33
Por: AMANDA FREITAS

    Imprimir


Pela primeira vez, o projeto Parceria Rural – Pecuária, desenvolvido através da Secretaria de Estado, Emprego e Cidadania (Setec), realizará dois cursos de vaqueiro em um único Município. O curso inicia nesta quarta-feira (25.05), na cidade de Água Boa (730 km a Leste de Cuiabá), atendendo duas turmas, com cerca de 15 alunos cada.

De acordo com um dos coordenadores do projeto, José de Abreu, o curso foi ampliado devido à demanda de inscrições naquela região. “Tivemos um total de 38 inscritos. Foi necessário uma pré-seleção para reduzir o número de alunos. Foram priorizados trabalhadores desempregados, já com noções sobre a profissão de vaqueiro, como por exemplo, manejo de gado ou montaria em cavalo”, explicou.

As aulas serão realizadas em propriedades da região e ministradas por duas equipes da Setec, compostas por veterinários, coordenadores e instrutores.

Vários proprietários demonstraram-se interessados em ceder o espaço físico para realização do curso. “Mais de quatro fazendeiros queriam colaborar com o projeto. Ficou definido que os treinamentos serão realizados nas fazendas Chalon e Estância Bahia”, ressaltou José de Abreu.

Os pecuaristas, proprietários dessas fazendas, também aguardam a realização do projeto para imunizarem o rebanho de zero a dois anos contra a febre aftosa. “Cada fazenda conta com cerca de duas mil cabeças de gado. Como o prazo para a vacinação termina na próxima terça-feira (31.05), incluiremos o processo de vacina a um dos módulos do curso. Serão os próprios alunos que auxiliarão na erradicação da doença. Sem contar, que todo o processo de vacina é feito de maneira criteriosa, seguindo os padrões de higienização. Isto também protege o rebanho contra possíveis abscessos”, destacou o coordenador do projeto.

Um outro módulo de interesse dos produtores locais é o que ensina noções de artesanato em couro. Durante as aulas, os alunos apreendem desde a curtir o couro até o desenvolvimento de peças indispensáveis no dia-a-dia de um vaqueiro como celas, tralha de arreio e laços. “Os pecuaristas da região reclamam da falta de mão-de-obra neste sentido. Durante as aulas, será destacada a importância do curo bovino como matéria-prima, que traz rentabilidade ao criador. A falta de instrução das pessoas encarregadas na lida do gado favorece o desperdício”, disse.

O curso de vaqueiro iniciou em agosto de 2004 e já qualificou 183 pessoas. A meta é qualificar mais de 400 até o final deste ano, atendendo cerca de 16 Municípios de Mato Grosso. Até agora, a taxa de empregabilidade é de 77,89%, considerando apenas os trabalhadores desempregados, sem contar os microprodutores rurais. O salário base de um vaqueiro é de R$ 700.





Fonte: Assessoria/Setec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/337983/visualizar/