Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 24 de Maio de 2005 às 17:14
Por: Arquivo Público vai procurar d

    Imprimir


Historiadores do Arquivo Público de Mato Grosso, juntamente com uma comissão formada por representantes de diversas instituições, vão procurar pelos documentos do extinto Departamento de Ordem Política e Social de Mato Grosso (Dops/MT). O Dops atuou no período do regime militar, sob o comando das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica).

A intenção dos historiadores do Arquivo Público de Mato Grosso é descobrir que rumos tomaram os documentos que comprovam a ação do Dops em Mato Grosso, na época da ditadura. A historiadora Vanda da Silva, explica: “pretendemos agrupar os documentos, tomar as medidas corretas para sua preservação e em seguida, disponibiliza-los para pesquisa no Arquivo”.

Já participam do processo representantes do Arquivo, Casa Civil, Secretaria de Justiça e Segurança Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MT) e Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). O Ministério Público e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) também participarão.

Para o atual superintendente do Arquivo Público, José Vilela, a maior preocupação do Governo é desenvolver um trabalho com responsabilidade. “Além de garantir a custódia e o acesso à documentação do Dops, o resultado das ações empreendidas pela comissão, ampliará a discussão sobre a democracia em âmbito regional e nacional. Estamos tendo o cuidado de garantir a representatividade de diversos órgãos durante todo o processo”, afirma ele.

O secretário de Estado de Administração, Geraldo de Vitto Jr, afirma que Mato Grosso contribuirá na procura pelos documentos. “Tomaremos parte das investigações que estão sendo feitas em âmbito nacional, e esperamos contribuir. Se em nosso Estado existiu desrespeito à democracia no passado, devemos relembrar para nunca mais repetir”, afirma o secretário.

A comissão, instituída por meio da Portaria Conjunta nº 82, de 26.04.2005, é composta por oito membros: José Fernandes (que será substituído pelo atual superintendente do Arquivo Público e presidente da comissão: José Vilela), Aécio Martins de Siqueira (historiador e servidor do Arquivo Público), Vanda da Silva (historiadora e servidora do Arquivo Público), Hilário Noriyuri Teruya Jr (historiador e servidor do Arquivo Público), Acir Fonseca Montecchi (professor da Unemat), Etamil Gonçalves de Queiroz (representante da Casa Civil), Thaís Camarinho (secretária adjunta da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e Elarmim Miranda (advogado que representará a OAB).





Fonte: Assessoria/Sad-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/337988/visualizar/