Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 05 de Maio de 2005 às 08:27

    Imprimir


Uma pesquisa feita pelo Conselho Estadual Antidrogas do Rio de Janeiro (Cead) revela que o consumo de drogas entre os cariocas é incentivado pelo uso de entorpecentes dentro da própria família. O estudo ouviu 3,672 mil pacientes - 1,971 mil homens e 1,701 mil mulheres - atendidos pelo órgão entre 1999 e julho de 2004. Entre os homens, 73% disseram ter histórico familiar de dependência química. A mesma informação foi dada por 83% das mulheres.

O exemplo paterno, segundo a pesquisa, seria a principal influência em direção ao vício: 48,7% dos homens e 45% das mulheres disseram que o pai usava drogas. A pesquisa constatou ainda que o álcool era a droga mais consumida entre os entrevistados - 55% dos homens e 47,8% das mulheres. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, em segundo lugar apareceu a cocaína, com 49% e 43% respectivamente. Em seguida, a maconha, com 26,5% para o sexo masculino e 21% para o feminino.

No período em que realizou a pesquisa, o Cead atendeu a 13.352 dependentes químicos. A faixa etária predominante dos pacientes foi entre 22 e 39 anos. O Cead informou que o resultado da pesquisa influenciará na mudança no tratamento aos dependentes de drogas no Estado do Rio. A família passará a receber uma maior atenção no momento em que o usuário de drogas procurar pelo tratamento.

O presidente do Cead, Murilo Ásfora, disse que o resultado da pesquisa foi um pouco surpreendente porque acreditava-se que os amigos seriam as principais influências para os dependentes no uso de drogas.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/341448/visualizar/