Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 12 de Dezembro de 2012 às 01:46

    Imprimir


A Coreia do Norte realizou nesta quarta-feira um teste bem sucedido de seu foguete de longo alcance, considerado por muitos países do ocidente um míssil balístico disfarçado, anunciou a agência oficial de notícias norte-coreana KCNA.

"O lançamento da segunda versão do nosso Kwangmyongsong-3 do centro espacial de Sohae (...) em 12 de dezembro foi um sucesso" e "o satélite entrou em órbita como estava previsto", destacou a KCNA.

A agência sul-coreana Yohap confirmou que "o lançamento foi bem sucedido e o foguete de longo alcance completou seus três estágios, como estava previsto".

"Os estágios do foguete caíram nas zonas anunciadas e o lançamento, aparentemente, foi bem sucedido", destacaram militares sul-coreanos.

Segundo a Yonhap, o foguete foi lançado do centro espacial Sohae às 09H51 local (22H51 Brasília de terça).

O governo japonês informou que o foguete passou sobre a ilha de Okinawa, mas não foi interceptado pela defesa antiaérea local.

"O míssil que a Coreia do Norte chama de "satélite" (...) passou sobre Okinawa às 10H01. Não ativamos qualquer interceptação", explicou o gabinete do primeiro-ministro japonês.

"Após o lançamento do que o Japão considera ser um míssil de longo alcance, o embaixador japonês Tsuneo Nishida apresentou um pedido de reunião de emergência" à presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas, informou a agência japonesa Kyodo.

Segundo a imprensa japonesa, Tóquio, Washington e Seul estão de acordo em adotar novas sanções no Conselho de Segurança contra a Coreia do Norte, em níveis equivalentes aos impostos ao Irã.

O regime comunista afirma que o foguete colocou em órbita um satélite civil de observação terrestre, mas a comunidade internacional garante que trata-se de um novo teste de míssil balístico, o que é proibido pelas sanções aprovadas pelo Conselho de Segurança da ONU em 2006 e 2009.

O lançamento anterior, em abril, terminou em fracasso.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/34231/visualizar/