Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 24 de Abril de 2005 às 09:10

    Imprimir


Quito - Numa operação cercada de sigilo, o ex-presidente do Equador Lucio Gutiérrez embarcou às 5h45 deste domingo (7h45 em Brasília), na base aérea de La Tacunga, a 80 quilômetros de Quito, rumo ao asilo político no Brasil. Acompanhado da mulher, a deputada Ximena Bohórquez, e da filha Viviana Estefania, de 15 anos, o ex-presidente foi de helicóptero até a base, onde embarcou no avião da Força Aérea Brasileira.

A filha mais velha, Carina Ximena, de 20 anos, cadete do Exército, não viajou com a família. Ela teria sido incentivada pelos seus instrutores da Escola Militar a ficar.

O Sucatinha, como é conhecido o antigo avião presidencial, decolou às 5h (hora de Brasília) de Porto Velho. De acordo com o plano de vôo para a volta, haverá uma escala ténica em Porto Velho, a 2h30 de La Tacunga. O destino final é Brasília, onde Gutiérrez e a família devem chegar por volta das 14h.

A embaixada brasileira em Quito não deu detalhes da operação, alegando razões de segurança e prometendo mais informações para mais tarde. O salvo-conduto foi assinado pelo novo presidente equatoriano, Alfredo Palacio, na manhã de sábado e entregue ao embaixador brasileiro, Sérgio Florencio, pela tarde.

Gutiérrez, um coronel da reserva, de 48 anos, estava asilado na residência do embaixador em Quito desde a tarde de quarta-feira, quando foi destituído pelo Congresso.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/343787/visualizar/