Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 21 de Abril de 2005 às 23:59

    Imprimir


Washington - A Organização dos Estados Americanos (OEA) deu ao novo governo do Equador 24 horas para explicar à comunidade internacional como o Congresso chegou à conclusão de que o presidente deposto Lúcio Gutiérrez deveria ser afastado do cargo.

A decisão da OEA, que congrega 34 países, veio depois de o representante-assistente do Equador na organização, Jaime Barberis, informou aos demais embaixadores, numa reunião de emergência, que a deposição de Gutiérrez foi um "ato constitucional". Barberis também pediu que a OEA aprovasse uma moção de apoio ao novo presidente, Alfredo Palácio.

Mas o embaixador do Peru, Alberto Borea, disse que "as Américas não podem desviar os olhos do Equador e dizer que nada ocorreu naquele país". Borea lembrou que Gutiérrez estava no gabinete presidencial, "tomando decisões como presidente", quando um grupo de deputados, todos da oposição, decidiu derrubá-lo, numa sessão realizada fora do prédio do Congresso.

Uma nova reunião da OEA deve ocorrer na sexta-feira, para ouvir a resposta do Equador. Os embaixadores que se pronunciaram hoje não disseram o que ocorrerá se a resposta do novo governo equatoriano for considerada insuficiente.





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/344411/visualizar/