Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 21 de Abril de 2005 às 10:40

    Imprimir


O secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, afirmou nesta quinta-feira em Jacarta que "chegou o momento de uma grande reforma das instituições multilaterais e novos compromissos".

O diplomata, que está na capital indonésia para participar da Cúpula Ásia-África, que terá início amanhã, explicou que qualquer reforma nas Nações Unidas passa por alcançar a segurança por meio do desenvolvimento dos países mais pobres.

"Não podemos ter segurança sem desenvolvimento, não podemos ter desenvolvimento sem segurança, e não podemos ter nenhum dos dois sem respeito aos direitos humanos", disse o secretário-geral. Além disso, declarou que "um novo consenso em matéria de segurança é vital para os países em desenvolvimento".

Annan insistiu aos representantes dos países participantes que "o mundo está interconectado", e pediu que enfrentem globalmente problemas como o terrorismo e a defesa dos direitos humanos.

O secretário-geral disse que "o sistema multilateral não está dividindo aos Estados membros os resultados que deveria" e propôs um modelo das Nações Unidas "que reflita o mundo de 2005, e não de 1945". Também exigiu aos países ricos que destinem 0,7% de seu Produto Interno Bruto (PIB) para a ajuda ao desenvolvimento de forma definitiva, daqui até 2015.

A Cúpula Ásia-África reunirá a partir de amanhã governantes de mais de cem nações do Terceiro Mundo, cinqüenta anos depois de os líderes do processo de descolonização terem se reunido na cidade indonésia de Bandung para estreitar vínculos e criar novas estratégias de defesa contra os mais poderosos.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/344579/visualizar/