Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 21 de Abril de 2005 às 03:31
Por: Diego Toledo

    Imprimir


São Paulo - O escritor e frade dominicano Carlos Alberto Libânio Christo, o Frei Betto, afirmou que a Igreja Católica “deu um passo atrás” ao eleger o cardeal alemão Joseph Ratzinger, agora papa Bento XVI, como novo pontífice. “Ele vai reforçar os setores mais conservadores da nossa Igreja, sobretudo no que concerne a nomeação de novos bispos e cardeais”, diz o escritor. “E isso possivelmente vai afetar o trabalho das comunidades eclesiais de base desencadeado no Brasil nos últimos 40 anos.”

Frei Betto, que definiu a eleição do novo papa como “uma escolha infeliz”, também manifestou preocupação com as possíveis decisões do pontífice - “o único e último monarca absoluto do Ocidente”, nas palavras do frade dominicano. “O papa pode fazer tudo”, comenta o escritor. “O cardeal Ratzinger disse que, com exceção do catolicismo, todas as religiões são imperfeitas. Isso me soa como uma coisa muito grave. Eu peço a Deus que Bento XVI contradiga o cardeal Ratzinger”, acrescentou Frei Betto.

Apesar das ressalvas de Frei Betto ao papa Bento XVI, o teólogo Fernando Altemeyer Jr., ouvidor da PUC-SP, diz acreditar que o perfil conservador atribuído ao cardeal Ratzinger não será tão evidente no novo pontífice. “Ele trocou de lugar. Creio que, agora como papa, ele será completamente diferente no estilo do que como cardeal”, afirma Altemeyer, que diz esperar um pontificado “de diálogo, abertura e maior sensibilidade”.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/344734/visualizar/