Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 20 de Abril de 2005 às 10:04
Por: Andrew Quinn

    Imprimir


O arcebispo anglicano da África do Sul Desmond Tutu demonstrou decepção na quarta-feira com a escolha de Joseph Ratzinger para papa, chamando-o de "conservador rígido" fora de sintonia com o seu tempo.

Tutu, que esperava um papa africano, disse à rádio sul-africana SABC que o fato de Ratzinger ser europeu é menos importante do que suas opiniões conservadoras.

"Esperávamos alguém mais aberto às questões mais recentes do mundo, à toda a questão das mulheres no clero e uma posição mais razoável em relação aos preservativos e a Aids", disse Tutu.

"Rezamos para que Deus o abençoe enquanto ele comanda uma comunidade cristã bastante significativa."

Por todo o continente mais pobre do mundo, os católicos tinham esperança de que o cardeal nigeriano Francis Arinze fosse eleito.

Tutu, vencedor do Prêmio Nobel da Paz que ajudou a galvanizar a opinião internacional contra o apartheid na África do Sul, disse à Reuters na semana passada que um papa africano ou latino-americano refletiria o crescimento do catolicismo no mundo em desenvolvimento.

Ele também afirmou esperar que o papa Bento vá suspender a proibição da Igreja ao uso de preservativos, algo encarado por muitos governos africanos e especialistas em saúde como uma das melhores maneiras de combater a epidemia de HIV/Aids que assola o continente.

Cerca de 25 milhões de africanos subsaarianos vivem com HIV/Aids.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/345003/visualizar/