Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 19 de Abril de 2005 às 15:14
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) está prorrogando as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2005 até o dia 6 de maio. Devido à grande parte dos concluintes do ensino médio, que optaram em fazer o Enem 2005, ainda não ter CPF, a instituição decidiu pela prorrogação, já que inicialmente as inscrições iriam até o dia 15 de abril. A portaria com a alteração será publicada na segunda-feira, 18.

Com a decisão, os alunos interessados em participar do exame terão possibilidade de adquirir o número do documento em tempo hábil para se inscrever. A opção do Inep em exigir CPF, este ano, foi tomada para facilitar o processamento das inscrições, que devem dobrar em relação ao ano passado, quando foram computados cerca de 1,5 milhão de inscritos no Enem.

Segundo o presidente do Inep, Eliezer Pacheco, “a distribuição de bolsas de graduação pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), do MEC, fez com que o interesse pelo exame aumentasse consideravelmente. Decidimos, então, adotar medidas que garantissem eficiência na organização.” Entre as medidas adotadas, há o aumento do número de municípios que serão locais de prova (de 608 cidades em 2004 para 727 este ano) e a exigência do número do CPF na hora da inscrição. A expectativa é de que cerca de 2,8 milhões de jovens participem do Enem 2005, no dia 28 de agosto.

Apesar da prorrogação, os concluintes continuam tendo que fazer a inscrição na própria escola, sendo que quem estuda em instituições particulares tem de pagar R$ 35,00 e os alunos da rede pública são isentos da taxa.

Egressos - As inscrições para quem já se formou no ensino médio serão realizadas nas agências dos Correios, entre 25 de abril e 6 de maio. Quem tiver acesso à internet pode fazer pela página eletrônica do Inep, até as 21h do dia 4 de maio de 2005, mediante o pagamento do valor correspondente a R$ 35,00.

Dicas - O aluno deve solicitar o CPF nas agências da Caixa Econômica, Banco do Brasil e agências dos Correios.

Em 48 horas, já é possível saber o número do CPF no local onde o documento foi solicitado ou pelo sítio da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br).

Mais informações no site da Ministério de Educação e Cultura (MEC) (www.mec.gov.br).





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/345268/visualizar/