Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Terça - 19 de Abril de 2005 às 08:39
Por: Angela Pimenta

    Imprimir


O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, disse nesta segunda-feira em Nova York que a taxa de câmbio "não pode agradar a todos".

“Eventualmente, o câmbio não está no lugar que um determinado setor gostaria que estivesse. Isso acontece. Não é possível que os indicadores econômicos que flutuam possam agradar a todos ao mesmo tempo”, disse, depois de discursar para uma platéia de investidores e analistas durante a Cúpula Brasil 2005, um evento da Câmara de Comércio Brasil-EUA.

Palocci fez a declaração depois que o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, disse em palestra anterior que o agronegócio brasileiro, principalmente o setor de carnes, está perdendo competitividade externa, em função da depreciação do dólar frente ao real.

Segundo Rodrigues, apesar de o governo “estar fazendo o que pode”, a taxa de câmbio ideal para o setor agrícola brasileiro seria de um dólar para três reais. Nesta segunda-feira, o dólar comercial fechou a 2,61 reais.

O ministro da Fazenda, no entanto, afirmou que, até agora, a reação do real frente ao dólar não prejudicou as exportações, já que “a balança comercial até esse momento está aumentando o seu saldo.”

Para Palocci, “o câmbio flutuante prestou um enorme serviço ao país e vai continuar prestando um serviço ao país.”

Juros

Palocci também defendeu a política monetária do governo Lula.

“O efeito da política monetária não se dá na semana seguinte. Se dá de seis a nove meses na frente. Tenho certeza de que os resultados virão”, afirmou.

O ministro acrescentou que não gostaria de se aprofundar na questão porque “esta é uma semana de Copom (Comitê de Política Monetária)”, o órgão do Banco Central que estabelece as taxas de juros.

A taxa de juros está em 19,25%. Já o IGP-M (índice geral de preços de mercado, medido pela Fundação Getúlio Vargas) de março atingiu 0,85%.

Crescimento

Em sua palestra, Palocci disse que depois dos ajustes macroeconômicos promovidos pelo governo Lula, o Brasil agora entra num ciclo de crescimento que deve durar de “dez a vinte anos.”

“Nós precisamos nos acostumar com o sucesso do Brasil. Porque todos os países do mundo começam hoje a comemorar o produto brasileiro, a bandeira brasileira,” disse.

“O Brasil é um país capacitado a ter crescimento de dez anos mesmo. Por que não? Estou acreditando que dez é pouco, tem que ser de dez a vinte.”

Palocci voltou a dizer que o país está bem menos vulnerável a choques externos do que no passado, mesmo que o cenário internacional se deteriore.

“Na medida em que o Brasil fez a sua lição de casa, venceu muito da vulnerabilidade das contas externas, mudou o perfil da dívida, aumentou as reservas, o Brasil está com um ambiente muito mais saudável para enfrentar ventos, chuvas e trovoadas,” afirmou.

Com relação à gradual subida de juros dos Estados Unidos, que pode vir a afugentar investidores de mercados emergentes, como o Brasil, Palocci disse que “na medida em que ela venha de forma transparente, vai fazer bem para o ambiente econômico mundial.”

“Quando esses ajustes são feitos eles provocam alguma trepidação, mas é bom que esses ajustes sejam feitos.”

Mas o ministro da Fazenda, que participou no último fim de semana do encontro anual do FMI (Fundo Monetário Internacional), se declarou “confiante de que a economia mundial vai crescer neste e no próximo ano.”

“Esse ano fala-se num crescimento mundial da ordem de 4%. Não é pouca coisa,” concluiu.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/345432/visualizar/