Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 30 de Março de 2005 às 11:15
Por: Celeste Lustosa

    Imprimir


No próximo sábado (02.04), a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema) promove um exercício simulado de um acidente com produto químico perigoso. O evento acontece a partir das 9h, na MT-10, KM 6, estrada da Guia, que estará interditada por toda a manhã do dia 02.04, em virtude do exercício.

A simulação irá contar com a participação de técnicos da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Fema, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Secretaria de Infra-estrutura do Estado (Sinfra), Polícia Rodoviária Federal e Estadual, Polícia Militar Ambiental, Sanecap, Cemat, Petroluz, Pantanal Energia, além de autoridades locais.

Em função do crescente número de acidentes ambientais, envolvendo produtos químicos, ocorridos em Mato Grosso, a Fema firmou um contrato de consultoria técnica com a Cetesb, por intermédio do Setor de Operações de Emergência, para capacitação de técnicos no atendimento a essas ocorrências. O objetivo é de instalar uma central de atendimento de acidentes ambientais, semelhante à existente na sede da agência ambiental paulista.

À semelhança da central de atendimento instalada na Cetesb, a da Fema atenderá denúncias feitas por telefone, em regime de funcionamento ininterrupto, com recursos humanos capacitados e equipamentos adequados para os atendimentos emergenciais no Estado. Para isso, já foram adquiridos pela Fema, um furgão e uma caminhonete. Este setor será estruturado para atender aos acidentes, além de montar um banco de dados, com estatísticas sobre os acidentes ambientais, ocorridos em Mato Grosso.

Além da apresentação de um relatório por parte da consultoria técnica para a estruturação da Central, foi realizado um Curso de Emergências Químicas, para capacitar os técnicos que irão compor a equipe de atendimento da Fema. O curso aconteceu no auditório do Parque Estadual Massairo Okamura, de 28.03 a 01.04, período integral e foi ministrado por técnicos da Cetesb.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/350206/visualizar/