Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 24 de Março de 2005 às 06:17

    Imprimir


Perder um filho pode provocar não só uma dor devastadora, mas também sérios problemas mentais posteriores, disseram pesquisadores em artigo publicado na edição desta semana da revista New England Journal of Medicine.

O estudo acompanhou mais de 1 milhão de pais dinamarqueses e mostrou que a morte de um filho menor de 18 anos eleva em 67% o risco de crises mentais sérias, que exigem internação hospitalar. Tal risco dura por pelo menos cinco anos após a morte da criança ou adolescente, disseram os estudiosos.

As mulheres são mais vulneráveis, segundo o estudo. Suas chances de acabarem em um hospital psiquiátrico pela primeira vez aumentam em 78% depois da morte de um filho. Já os homens, diante dessa situação, têm um risco 38% maior de serem hospitalizados por doenças psiquiátricas.

Como o estudo não avalia os problemas mentais menos sérios, os pesquisadores dizem que suas conclusões "subestimam as taxas de incidência para doenças psiquiátricas em geral".

A equipe, liderada por Jiong Li, da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, também concluiu que, nos casos mais raros em que um paciente perdeu dois ou mais filhos, o risco de ser hospitalizado por distúrbios psiquiátricos mais do que dobra em homens, um aumento de 139%, e mais que triplica em mulheres, um aumento de 235%. Esses riscos "foram maiores durante o primeiro ano após o luto, permanecendo significativamente elevado durante cinco anos ou mais após a perda", segundo o estudo. Os pesquisadores acrescentaram que o risco diminui se os pais têm outro filho além do que morreu.

Estudos anteriores demonstram que a morte do pai ou da mãe durante a infância ou a perda de um cônjuge também aumentam o risco de doença mental.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/351297/visualizar/