Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 06 de Março de 2005 às 08:38
Por: Laíce Souza

    Imprimir


O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) da Polícia Militar de Mato Grosso foi relançado em Tangará da Serra. O evento aconteceu na noite da última quinta-feira, no Centro Cultural e contou com a presença do coordenador estadual do programa Major Jaques Lopes da Cunha, do prefeito de Tangará Júlio César Ladeia, secretário de Educação José Paulo de Jesus, do Tenente da PM Handson, sargento instrutor do programa no município Hélio Ribeiro de Queiroz, além do vereador Celso Ferreira, entre outras autoridades.

O objetivo principal do programa é manter as crianças afastadas das drogas e da violência, prevenindo e reduzindo a violência. O Proerd é um programa com caráter social posto em prática pela Polícia Militar. As atividades do programa serão desenvolvidas dentro da sala de aula das escolas municipais de Tangará. O público alvo são alunos da quarta série do ensino fundamental. “O nosso objetivo com esse trabalho é preparar o futuro dessa geração formando cidadãos conscientes”, explicou o coordenador estadual do projeto Major Jaques.

Para o secretário de Educação esse programa é importantíssimo porque reforça o trabalho de conscientização que a escola vem realizado com os alunos. “As escolas já trabalham nessa linha, mas quando você coloca uma autoridade policial dentro da sala de aula, os alunos respeitam mais e encaram de maneira diferente. Acredito que eles levam mais a sério”, destacou o secretário, lembrando que outro ponto positivo é a presença do policial dentro da escola. Para o secretário, o policial dentro da instituição escolar, por si só já inibi ações de pessoas desocupadas.

Ao todo, o projeto atenderá, segundo o secretário de Educação cerca de 600 crianças da escolas municipais e também os alunos do projeto “Formando um Cidadão”. Nessa parceria, do governo municipal com a Polícia Militar, o município entrará com a aquisição de materiais, camisetas e bonés e a manutenção do deslocamento do polícia que ministrará o curso.

O policial terá um horário fixo, dentro da grade escolar. A lições que serão repassadas em sala de aula, objetivam o desenvolvimento da auto-estima, o cultivo da felicidade, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento de drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças.




Fonte: Diário da Serra Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/354660/visualizar/