Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 04 de Março de 2005 às 06:21
Por: Simone Menocchi

    Imprimir


Aparecida - O prefeito de Aparecida, no Vale do Paraíba, José Luiz Rodrigues, conhecido como "Zé Louquinho", assinou mais um decreto polêmico. Ele exige que todos os padres de Aparecida andem de batina pelas ruas, "para dar um ar ainda mais religioso para a cidade". Aparecida recebe em média 7,5 milhões de romeiros por ano, que visitam o Santuário Nacional.

Entre missionários e sacerdotes que atuam no Santuário e nas paróquias a cidade há cerca de 80 padres. O prefeito acredita que os turistas gostam de ver os padres nas ruas.O decreto teve repercussão entre os políticos e a população de Aparecida, mas não entre os padres.

O administrador do Santuário Nacional, padre Darci Niciolli, informou, pela assessoria de imprensa, que prefere não comentar o assunto. O presidente da Câmara de Aparecida, Ernaldo Marcondes (PDT) considerou a atitude vergonhosa. "Em troca de mídia ele denigre a imagem da cidade". Marcondes afirmou que alguns vereadores estão planejando uma moção de repúdio ao decreto e ainda pretendem levar o assunto ao Ministério Público, pois a medida não tem nenhum respaldo jurídico.

O uso da batina deixou de ser obrigatório a partir de 1966, quando os sacerdotes foram liberados do traje e autorizados a usar camisa com colarinho eclesiástico e crucifixo. Um dos primeiros a deixar de usar a batina foi o cantor e padre Zezinho, na época autorizado por Dom Paulo Evaristo Arns. Ele considera a decisão do prefeito de Aparecida extravagante e sem fundamento. "O hábito não faz o monge", argumenta.

Rodrigues não foi encontrado para falar sobre o decreto e as repercussões dele. Conhecido por Zé Louquinho, o prefeito tem em sua bagagem projetos que proibiram o uso de minissaia em Aparecida e a contratação de cães para fazer a segurança do cemitério, entre outros. Foi dele também a idéia de cobrar pedágio dos turistas que chegassem a Aparecida, mas não saiu do papel. Assessores disseram que nenhum dos decretos polêmicos de Rodrigues estão em prática.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/355299/visualizar/