Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 03 de Março de 2005 às 12:40

    Imprimir


O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Paulo Speller, seguiu ontem (02) para a Alemanha, onde irá participar da discussão sobre a renovação dos acordos Brasil-Alemanha. Ele faz parte do grupo de reitores que viaja a convite do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, e do governo alemão.

A agenda de trabalho prevê reunião da Capes e do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) com a Conferência dos Reitores daquele país, a Hochscul Rektoren Konferenz – HRK. A UFMT vem participando de convênios no âmbito desses acordos bilaterais, como o Programa de Ecologia do Gran-Pantanal (PEP), o de Estudos Sócio-Econômicos da Bacia do Alto Paraguai (Shift-BAP). Nesta viagem, Speller vai tratar da proposta de criação de uma rede de doutorado com o apoio da Capes e DAAD (órgão alemão correspondente) para as regiões Norte e Nordeste.

Integram a delegação a presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Ana Lúcia Gazzola, o coordenador de Cooperação Internacional da Capes, Benício Viero Schmidt e o presidente do CRUB, Manasses Claudino Fonteles. Além de Speller, participam os reitores José Carlos Ferraz Hennemann (UFRGS), Amaro Henrique Pessoa Lins (UFPE), a reitora da UFG, Milca Severino Pereira, e o vice-reitor da UnB, Timothy Mulholland.

Um seminário bilateral, que será realizado em Berlin, na sexta-feira, 04, iniciará a programação na Alemanha. O evento será aberto pelo presidente da HRK, Peter Gaehtgens. A programação inclui temas como a situação atual da educação superior no Brasil e na Alemanha - abrangendo o projeto de reforma universitária brasileira -; as novas propostas de cooperação Brasil-Alemanha e mecanismos para a garantia de qualidade na educação superior nos dois países.

A viagem estabele, também, roteiro de visitas a instituições governamentais, entre as quais o Bundes Ministerium für Bildung um Forschung (BMBF), Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD), Deutsche Forschungsgemeinschaft (DFG) e Alexander von Humboldt (AVH). Nos dias 08 e 09, a delegação brasileira visitará universidades alemãs




Fonte: Ascom UFMT/Ascom Andifes

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/355472/visualizar/