Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 21 de Fevereiro de 2005 às 20:30

    Imprimir


Israel deve estar preparado para qualquer conjuntura militar, incluída a possibilidade de bombardear o Irã com o fim de neutralizar seu programa nuclear, disse nesta segunda-feira o chefe da Força Aérea israelense, Eliezer Shakedi.

"Devo estar preparado para tudo", disse Shakedi ao ser consultado sobre se acha que a Força Aérea pode dar uma resposta à ameaça iraniana.

Em um encontro hoje, segunda-feira, com jornalistas estrangeiros, Shakedi se mostrou muito cauteloso em suas declarações sobre o programa nuclear do Irã, e se negou a revelar o mais mínimo detalhe sobre possíveis preparativos israelenses com vistas a um ataque contra Irã.

O regime de Teerã negou em várias ocasiões que o objetivo de seu programa nuclear -que desenvolveu com a ajuda da Rússia- seja construir uma bomba nuclear, mas a comunidade internacional não acredita nessas explicações e lhe exige uma absoluta transparência de suas instalações.

Consultado sobre se Israel tem um plano para enfrentar o programa nuclear iraniano, afirmou: "Sabe que por razões óbvias não direi nenhuma palavra".

Israel frustrou em 1981 o programa nuclear do anterior regime no Iraque quando bombardeou uma central nuclear próxima a Bagdá, pouco antes de o reator começar a funcionar, o que teria provocado uma catástrofe.

Analistas israelenses e estrangeiros sustentam que Israel não está atualmente a disposição de levar a cabo uma operação similar no Irã devido à grande distância e à aparente ausência de informação dos serviços de inteligência.

Os únicos aviões com autonomia suficiente para chegar ao Irã e regressar são aparentemente os F-16 I, que por enquanto não estão disponíveis porque a Força Aérea israelense só recebeu poucas unidades e suas tripulações ainda estão sendo treinadas.

"Devemos aproveitar todas as alternativas antes de escolher algo tão complicado, mas não temos muito tempo", disse Shekadi, que se negou a revelar se Israel tem a capacidade para uma operação como a de 1981.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/358274/visualizar/