Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 14 de Fevereiro de 2005 às 07:56

    Imprimir


Outro erro comum das pessoas que sofrem com azia é confundir a doença do refluxo gastroesofágico com gastrite. A doença do refluxo é gerada quando o conteúdo retorna do estômago, podendo ou não ocorrer uma inflamação.

No caso de ocorrer uma inflamação o quadro médico agrava-se para a esofagite de refluxo. Uma das principais causas da doença do refluxo é o hérnia de hiato ou hérnia hiatal.

Esse tipo de hérnia ocorre quando há um estiramento da passagem que liga o esôfago ao estômago. Essa passagem, também conhecida como hiato - quando tem sua abertura ampliada por um hérnia -, não consegue mais fazer a contenção do conteúdo do estômago ocorrendo a doença do refluxo e conseqüentemente também a azia.

Entretanto, muitas pessoas que sentem azia não têm hérnia hiatal, da mesma forma que muitas pessoas com hérnia hiatal podem não ter azia.

“Uma das principais causas da hérnia hiatal é a obesidade, mas a doença também pode ser desencadeada por questões genéticas”, explica o gastroenterologista Kairo Moreno.

A gastrite é uma inflamação da mucosa do estômago, que pode ser desencadeada por questões emocionais, ansiedade, estresse e má alimentação.

As gastrites podem ser agudas de aparecimento súbito, evolução rápida e facilmente associadas a um agente causador como medicamentos, infecções e estresse físico ou psíquico.

Na gastrite crônica, os sintomas são mais difíceis de serem detectados, e ela pode ser desencadeada por um série de fatores somados entre si, como a bactéria Helicobacter pylori e até mesmo a bile que o fígado descarrega na porção inicial do intestino delgado.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/360439/visualizar/